Suspensys integra grupo de empresas que fazem parte do consórcio modular da Volkswagen Caminhões e Ônibus

Empresa será responsável pela produção de suspensões pneumáticas


REDAÇÃO AB

A Suspensys, que pertence ao conglomerado das Empresas Randon, passará a fazer parte do consórcio modular de empresas fornecedoras de componentes montados para a Volkswagen Caminhões e Ônibus em sua fábrica de Resende (RJ). É a primeira vez desde que foi criado, há 25 anos, que o sistema de produção da VWCO adiciona um novo parceiro: a Suspensys será a oitava empresa a compor as linhas da montadora.

Com isso, a Suspensys se torna a oitava empresa fabricante e fornecedora do consórcio modular da fábrica da VWCO em Resende. Além dela, o sistema conta com a Maxion (chassis, rodas, freios, sistema elétrico, combustível, suspensão dianteira), Remon (montagem de rodas e pneus), Powertrain (joint venture entre Cummins e MWM Motores), Aethra (estampados para cabines), Carese (superfície e pintura) e Kroschu (componentes eletrônicos, revestimento interno e externo da cabine).

A empresa vai produzir suspensão pneumática no sul fluminense. Pelo acordo assinado entre as duas empresas, a Suspensys seguirá para uma fase piloto de implantação a partir de outubro deste ano, com previsão de iniciar as atividades formalmente em 2021. A companhia não revelou o valor que será investido em sua nova fábrica.

Vale lembrar que a Suspensys já possui um prédio em Resende, desde 2013, quando, junto com a Meritor, passou a montar localmente eixos para a VWCO, mas sem produzi-los ali. Na época, as empresas investiram R$ 90 milhões (leia aqui).

Nos próximos meses, a companhia vai instalar sua própria linha de montagem no prédio, onde também funciona o Customer Forum da VWCO (centro de clientes). Uma área de 4 mil metros quadrados será dedicada à nova linha de produção, onde serão instalados os equipamentos. De lá, os componentes sairão sequenciados rumo à linha final de montagem da VWCO. Com isso, o acoplamento da suspensão pneumática no chassi ficará a cargo da Meritor, tendo a Maxion também envolvida no processo para a pré-instalação de algumas peças no veículo.

Com a nova operação, a Suspensys será a responsável pela pré-montagem das suspensões pneumáticas nos caminhões e ônibus da Volkswagen, além de ser a fornecedora do sistema modular de suspensões full-air, que foi concebido em parceria com a VWCO. Anteriormente, parte dessa operação era feita fora da fábrica da montadora.

"Esse anúncio é emblemático para nós. O acordo vem para suprir uma demanda no mercado: cada vez mais, nossos clientes vão buscar o conforto e a eficiência operacional que a suspensão pneumática propicia aos veículos e estamos preparados para isso. Em meio a todo esse cenário difícil que a indústria está vivendo, fechamos uma nova parceria por acreditarmos que o futuro será melhor e promissor", avalia Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

"Integrar o consórcio modular fortalece ainda mais o relacionamento entre as Empresas Randon e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que há mais de 30 anos consolidam uma importante parceria comercial. Com os investimentos e o fornecimento de sistemas de suspensão pneumática, mais do que aprimorar nosso portfólio, estamos reforçando, junto ao mercado, nosso posicionamento como companhia que apresenta soluções inovadoras aos clientes”, destaca o COO das Empresas Randon, Sergio Carvalho.
 

 

Publicidade