Peugeot lançará no Brasil modelo elétrico do novo 208

Modelo deverá ser o topo de gama e virá importado da França


PEDRO KUTNEY, AB

A Peugeot confirmou que lançará no Brasil a opção elétrica do novo 208, na versão esportiva e-GT, com 136 cavalos e torque máximo de 26,5 kgfm. Primeira oferta de veículo elétrico da marca no País, o modelo deverá ser o topo de gama e virá importado da França – o que deve jogar o preço para algo acima dos R$ 180 mil – e o lançamento vai ocorrer, provavelmente em setembro, junto com o 208 1.6 Flex, que já começou a ser produzido na Argentina sobre a plataforma global CMP do Grupo PSA.

Segundo a Peugeot, em um primeiro momento o novo 208 será oferecido só com duas opções de motorização: elétrica ou o já conhecido 1.6 16V Flex de até 118 cavalos abastecido com etanol. O motor três-cilindros PureTech 1.2 Flex de 90 cv produzido na fábrica brasileira do grupo em Porto Real (RJ) não será ofertado no novo 208, o que indica alguma sobrevida do 208 atual a ser vendido em paralelo como opção de entrada da marca.

Com limitação de caixa para investir, ao menos por enquanto, na produção local de seus motores turbinados 1.2, a Peugeot decidiu usar o já nacionalizado 1.6 Flex, provavelmente porque importar o propulsor turbo a peso de euro nas alturas deixaria o novo 208 muito caro.

A opção de usar o também conhecido 1.6 THP não é mencionada, possivelmente porque o projeto do novo carro não permite essa adaptação, o que deixa no horizonte a possibilidade de que, no futuro, o hatch possa ganhar alguma versão turbinada 1.2 a ser produzida localmente.

Lançado no ano passado na Europa, o novo Peugeot 208 foi concebido dentro da estratégia do Grupo PSA de oferecer várias opções de motorização em seus novos modelos. No mercado europeu o carro é oferecido em uma versão elétrica, com autonomia de até 340 km rodando no modo mais econômico, e três a gasolina, todas equipadas com o motor tricilíndrico PureTech 1.2, sendo um aspirado de 75 cv com câmbio manual de cinco marchas ou o turbinado com duas calibrações, de 110 ou 130 cavalos, que podem ser equipados com transmissão manual de seis marchas ou automática de oito.

Peugeot lançará no Brasil modelo elétrico do novo 208

 

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