FCA e a Waymo ampliam parceria para o desenvolvimento de veículos comerciais leves autônomos

Objetivo é oferecer veículos autônomos para clientes de empresas de entregas


REDAÇÃO AB

O grupo FCA e a Waymo, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de condução autônoma, estão ampliando a parceria existente. A partir de agora a companhia de tecnologia passa a trabalhar exclusivamente com a FCA no desenvolvimento de veículos comerciais leves. O objetivo é oferecer serviços de movimentação de mercadorias com automóveis autônomos para clientes como empresas de entrega de encomendas, correios etc. Inicialmente, as duas vão desenvolver o uso do programa de direção autônoma Waymo Driver no furgão Ram ProMaster.

A FCA foi a primeira montadora parceira da Waymo – que ganhou fama com o projeto de carro autônomo do Google, em 2009 –, há quatro anos, e desde então ambas trabalham na implantação dos sistemas de condução autônoma. Atualmente, o Waymo One (serviço de carona) utiliza modelos Chrysler Pacifica Hybrid e é o primeiro do tipo a trabalhar com veículos sem motorista. O acordo com a montadora também prevê implantar o sistema de direção sem motorista em toda a frota da FCA.

“Estamos aprofundando nosso relacionamento com a melhor parceira de tecnologia dessa área e nos direcionando para atender as necessidades de nossos clientes comerciais, possibilitando oferecer juntos a condução autônoma de veículos”, disse Mike Manley, CEO do grupo FCA.

“A FCA foi a nossa primeira parceira montadora, e, juntos, vamos oferecer o Waymo Driver em todo o portfólio das marcas da FCA, abrindo novas fronteiras para veículos de transporte por aplicativo, entregas comerciais e de uso pessoal em todo o mundo”, afirmou John Krafcik, CEO da Waymo.
 

Publicidade