Bosch lança sistema Help Connect para chamada emergencial automática para motociclistas
Automotive Business -
Objetivo é de diminuir o tempo de resgate do motociclista
REDAÇÃO AB
Quem se envolve em acidentes rodando com uma motocicleta tem 20 vezes mais chances de sofrer fatalidades do que motoristas de um veículo cabinado. Para ajudar a reduzir esse número alarmante, a Bosch apresenta o Help Connect, sistema de chamada emergencial automática para motos, cujo objetivo é diminuir o tempo de resgate do motociclista, aumentando assim suas chances de sobrevivência.
O equipamento atua conectado ao celular do usuário da moto e recebe informações do controle de estabilidade do veículo, que mede a aceleração e a velocidade angular da moto mais de 100 vezes por segundo. Com isso, o programa é capaz de reconhecer se a motocicleta se envolveu em um acidente ou houve apenas uma queda ao estacionar. No caso de uma colisão, o sistema automaticamente entra em contato com a central de assistência Bosch, que aciona o serviço de resgate. Estudos indicam que procedimentos como esse reduzem em até 50% o tempo de atendimento do socorro.
Além de informar a localização do acidente, o Help Connect também pode passar dados médicos previamente cadastrados pelo usuário (tipo sanguíneo, restrições a medicamentos ou doença pré-existente, por exemplo). Caso o motociclista acidentado não consiga se comunicar com os atendentes da central Bosch, o serviço de resgate é enviado ao local, de acordo com os dados do GPS do celular do condutor.
Inicialmente, o Help Connect estará disponível para os consumidores da Alemanha, que poderão ser atendidos pelas centrais de assistência Bosch também de outros países, como Áustria, Bélgica, França, Itália, Irlanda, Luxemburgo, Holanda, Espanha, Suíça e Reino Unido.