Volkswagen Caminhões e Ônibus firma parceria com a CPFL para o desenvolvimento da mobilidade elétrica no Brasil
Automotive Business -
Parceria prevê criação de um laboratório de mobilidade elétrica em Indaiatuba (SP)
REDAÇÃO AB
A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a CPFL firmaram uma nova parceria na área de mobilidade elétrica no Brasil, dentro do programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Em comunicado divulgado na segunda-feira, 27, as empresas informam que o acordo prevê a criação de um laboratório de mobilidade elétrica em Indaiatuba (SP), onde está localizada uma das sedes operacionais da CPFL, no qual será desenvolvido um projeto piloto para substituir 100% da frota de veículos operacionais por seus equivalentes elétricos, além do desenvolvimento de sistema inteligente de recarga para os veículos.
“Até 2024 a empresa tem planos de investir mais de R$ 96 milhões em projetos para fomentar a mobilidade elétrica no Brasil por meio de projetos de pesquisa e desenvolvimento fomentados pela Aneel e o projeto de Indaiatuba em parceria com a VW Caminhões e Ônibus faz parte desta iniciativa”, afirma Renato Povia, diretor de estratégia e inovação da CPFL.
Além de fornecer os caminhões elétricos e-Delivery que serão utilizados nesse projeto, a Volkswagen Caminhões e Ônibus será responsável pelos serviços de engenharia, como coleta de dados, treinamento de motoristas, orientações de segurança, acompanhamento de rodagens, suporte no desenvolvimento dos implementos e estudos relacionados à operação dos caminhões.
“A eletromobilidade é um dos pilares do Grupo Traton, do qual faz parte a VW Caminhões e Ônibus. Por isso somamos forças para tornar viável a produção e aplicação dos primeiros caminhões elétricos desenvolvidos e feitos no Brasil”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.
O projeto também contará com a participação de outras empresas que com suas expertises apoiarão a operação da CPFL. São elas a Siemens, responsável pelo desenvolvimento e aplicação de carregadores para os veículos, bem como do sistema inteligente de recarga; o Senai Cimatec, para o desenvolvimento e aplicação de carrocerias considerando os implementos 100% elétricos para os veículos, como cesto aéreo para manutenção da rede elétrica e por fim a Gesel/UFRJ, Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que é o braço acadêmico do projeto para realizar estudos sobre impactos ambientais, regulação e incentivos, experiência do usuário, entre outros.