Guatemala recebe ônibus da Marcopolo em parceria com a Volvo
Automotive Business -
Ônibus articulado será utilizado para reforçar o Transmetro, sistema de transporte urbano da cidade
REDAÇÃO AB
A Marcopolo e a Volvo vão fornecer, em parceria, 20 novos ônibus articulados para reforçar o Transmetro, sistema de transporte urbano da cidade de Guatemala, que inclui linhas com o conceito de BRT – adotado em diversas cidades do continente. Os veículos têm carroceria Marcopolo Viale Articulado BRT, com 20 metros de comprimento e capacidade para 180 passageiros, montada sobre chassi Volvo B340M articulado e motor padrão Euro 5 (superior ao exigido pela legislação local).
Em virtude das restrições provocadas pela pandemia de Covid-19, a entrega técnica para a operadora dos veículos, a EMT (Empresa Municipal de Transportes), foi feita de maneira virtual, por meio de uma videoconferência. A apresentação, realizada a partir do novo espaço do cliente Marcopolo, localizada na sede da empresa, foi bem avaliada. “Foi um processo muito rico, tanto para nós como para os clientes, que puderam checar com segurança que todas as exigências técnicas da licitação foram atendidas”, afirmou Tiago Mondoni, gerente comercial da Volvo.
Os modelos Viale Articulado BRT da Transmetro possuem piso alto para acesso às plataformas de embarque, três portas do lado esquerdo, quatro do lado direito e duas rampas que permitem acesso de cadeirantes, entre outros itens. A Marcopolo tem importante participação no transporte urbano da capital da Guatemala, com 180 veículos rodando na cidade e desde 2012 vem fornecendo todos os ônibus em operação na cidade.
O Transmetro é um dos sistemas de transporte urbano mais prósperos da América Latina. Criado em 2007, conta atualmente com sete linhas (sendo duas do tipo BRT) e 350 veículos que percorrem a cidade em mais de 120 km de vias, 79 estações de embarque/desembarque e oito terminais de integração, transportando aproximadamente 415 mil passageiros por dia.