Série 3 completa 45 anos do seu lançamento pela BMW

Série tornou-se uma das mais representativas da marca no mundo


WILSON TOUME, PARA AB

Ter um BMW 325i preto era um dos símbolos de status no Brasil no período após a abertura do mercado aos produtos importados, no início dos anos 1990. O tempo passou, mas o modelo segue sendo um dos preferidos dos brasileiros, embora ofuscado pela preferência cada vez maior pelos SUVs. Mesmo assim, a BMW não esquece a importância da Série 3 e está comemorando os 45 anos do lançamento dessa gama, que se tornou uma das mais representativas da marca em todo o mundo.

A primeira geração da Série 3 debutou em julho de 1975 e foi criação de Paul Bracq, chefe de design da BMW, que se inspirou em outro modelo icônico, o Série 5, lançado em 1972. Já com os dois pares de faróis e a inconfundível grade do “duplo rim”, Série 3 também chamou a atenção pela carroceria de duas portas e pelo desenho inusitado das colunas traseiras – que se tornaram características.

Uma curiosidade é que todos os modelos da Série 3 chegaram ao mercado com motores de quatro cilindros, cujos blocos eram derivados daquele usado por Nelson Piquet no seu segundo título mundial da F1 em 1983, a bordo do Brabham-BMW Turbo. A linha era composta pelas versões 316, 318 e 320, todas com carburadores Solex, mas quem desejasse mais desempenho podia optar pelo 320 com injeção mecânica, que permitia dar um salto na potência de 109 para 125 cavalos. Os motores de seis cilindros foram incorporados à família em 1977.

O PRIMEIRO FEITO NO BRASIL

No Brasil, o sucesso da marca levou os alemães a nomearem um representante oficial no País e, posteriormente, a se instalar de vez aqui, com a construção da fábrica localizada em Araquari (SC). Dessa planta, em 2014, saiu o primeiro BMW made in Brazil, não por coincidência, um modelo da Série 3 com tecnologia ActiveFlex, bicombustível etanol-gasolina.

Desde então, a produção foi expandida, e atualmente saem de lá os modelos 320i GP, 320i Sport GP, 320i M Sport e 330 i M Sport. Já as versões 320i Sport, 330e M Sport (híbrida plug-in) e M340 ixDrive também estão no catálogo, mas vêm importadas. De acordo com a Fenabrave, a linha BMW Série 3 é a mais vendida em sua categoria no Brasil e somou, até junho, 1.913 unidades emplacadas.

Publicidade