Abeifa registra vendas melhores em julho

Na comparação com junho, volume é 11% maior; no acumulado do ano, emplacamentos seguem em queda


REDAÇÃO AB

As importadoras de veículos associadas à Abeifa registram vendas melhores em julho, ao anotaram volume 11% maior na comparação com junho, segundo dados de mercado divulgados na segunda-feira, 3. Os dados da entidade mostram que os emplacamentos alcançaram pouco mais de 2,8 mil unidades no mês passado contra as 2,5 mil do mês imediatamente anterior.

No entanto, o resultado do acumulado entre janeiro e julho representa queda de 25,4% na comparação com iguais meses do ano passado, passando de 19,1 mil para 14,3 mil emplacamentos.

“Aos poucos, as nossas associadas retomam vendas mais expressivas, mesmo diante dos impactos da pandemia e da valorização do dólar e do euro. Vale lembrar, no entanto, que essas vendas ainda estão ligadas a estoques com preços anteriores aos dessa elevação acentuada do câmbio”, explica João Oliveira, presidente da Abeifa.

Segundo o executivo, mesmo com o câmbio desfavorável, as 15 associadas da entidade têm conseguido cumprir seu papel de trazer veículos muitas vezes com maior pacote tecnológico. Dados da Abeifa mostram que suas marcas membro foram responderam por 46% dos veículos híbridos e elétricos vendidos no Brasil até agora.

Entre suas 15 marcas associadas, quatro delas fabricam no Brasil: BMW, Caoa-Chery, Land Rover e Suzuki. Em julho, sua produção atingiu 2,7 mil unidades, 27% a mais do que junho. Em sete meses, as quatro fabricaram 14,5 mil veículos, queda de 15,4% sobre igual período do ano passado.

Em julho, considerando apenas os veículos importados pela Abeifa – um total de 2.831unidades – representou 1,7% de participação de mercado total de veículos naquele mês. Na soma de importados e produção nacional – 5,5 mil veículos – a participação sobe para 3,4% de um mercado total acima de 163 mil veículos emplacados em julho no País, considerando apenas o mercado de automóveis e comerciais leves.

No acumulado de janeiro a julho, a Abeifa contabiliza 14,3 mil carros importados, market share de 1,5%. Considerando importados e sua produção nacional, a entidade totaliza 28,8 mil veículos, fatia de 3,1% do mercado total no período.
 

Publicidade