Porsche registra lucro operacional no primeiro semestre de 2020

Apesar de todos os problemas causados pela pandemia, montadora registra lucros de € 1,2 bilhão


REDAÇÃO AB

De acordo com seu balanço do primeiro semestre deste ano, a Porsche registrou lucro operacional de € 1,2 bilhão, apesar de todos os problemas causados pela pandemia. Chama a atenção o fato de o resultado positivo ter sido alcançado mesmo com as quedas de 7,3% no faturamento e de 26,3% no retorno das vendas, em comparação com o mesmo período em 2019.

A montadora, porém, explica que esse bom desempenho foi conseguido graças à implantação de um amplo programa para melhorar o ponto de equilíbrio entre despesas e receitas (break-even), e também ao sucesso dos novos produtos. Vale lembrar que o Grupo VW – do qual a Porsche faz parte – anunciou no mesmo dia o prejuízo de € 1,4 bilhão no primeiro semestre por conta da pandemia.

"A situação atual tem sido desafiadora para nossa empresa. Estamos lidando com a crise do novo coronavírus de forma responsável e, ao mesmo tempo, encarando-a como uma oportunidade. Tivemos um impulso graças aos nossos novos produtos – desde o 911 Turbo até o Taycan, eleito recentemente o carro mais inovador do mundo", explicou Oliver Blume, presidente do conselho executivo da Porsche.

Em nível global, a Porsche entregou 116.964 veículos no primeiro semestre deste ano, o que representa queda de 12,4% em relação ao mesmo período de 2019. O SUV Cayenne foi o mais vendido, com 39.245 modelos entregues, com o Macan vindo a seguir com 34.430 unidades. Já o 911 registrou aumento de 2,2% nas vendas, com 16.919 modelos, enquanto o Taycan estreou com 4.480 unidades comercializadas. A China segue como o principal mercado da marca alemã, com 39.603 automóveis, seguido pela Europa (32.312) e Estados Unidos (24.186).

O bom resultado do primeiro semestre deste ano não ilude os executivos da Porsche. "Na Europa e nos Estados Unidos, sofremos um revés importante no primeiro trimestre. Na China e em outros mercados asiáticos, como a Coreia e o Japão, as coisas voltaram a andar bem há algumas semanas", explicou Lutz Meschke, vice-presidente da fabricante. Assim, não é de se estranhar que a Porsche esteja deixando de lado a meta de crescer 15% nas vendas neste ano. “Mas estamos fazendo todos os esforços para atingir um retorno de dois dígitos nas vendas em 2020”, frisou Meschke.
 

Publicidade