Mercado automotivo já aponta para o que se chama de “novo normal”

Isolamento tem feito consumidores procurarem novamente por carro próprio


PEDRO KUTNEY, AB

Ao divulgar números consolidados de julho que confirmaram o melhor desempenho mensal de vendas de veículos no País desde março, quando a pandemia de coronavírus fechou concessionárias e pátios de emplacamentos dos Detrans, a Fenabrave avalia que o resultado já aponta para o que chama de “novo normal” do mercado nacional, segundo Alarico Assumpção Jr., presidente da entidade.

Na terça-feira, 4, a entidade, que reúne os distribuidores franqueados das montadoras, confirmou o emplacamento de 163 mil automóveis e comerciais leves em julho, o que significou alta de quase 33% sobre junho e retração de 30% na comparação com o mesmo mês de 2019, conforme adiantado por Automotive Business. Na soma dos primeiros sete meses do ano, os 926,3 mil emplacamentos registrados de veículos leves revelam queda de 37,4% ante igual intervalo do ano passado, em linha com a projeção da Fenabrave, que estima contração de 37% no mercado de carros e utilitários em 2020.

"Independentemente dos dois dias úteis a mais de emplacamentos em julho (23 ao todo) em relação a junho (21), podemos observar que o mercado vem gradativamente se ajustando ao "novo normal" e o índice de confiança dos consumidores começa a melhorar quando vemos uma retração menor do que a esperada nos números de desemprego e melhores níveis de aprovação cadastral para financiamento de veículos", destaca Alarico Assumpção Jr.

Pelas estatísticas da Fenabrave, o volume mensal ficou na 15ª colocação entre todos os meses de julho, e o acumulado de janeiro a julho é 18º pior já registrado pela entidade em suas séries históricas iniciadas em 1957.

Na avaliação do presidente da Fenabrave, com a reabertura da maior parte das concessionárias do País em julho, mesmo com horário de atendimento reduzido em algumas cidades, o segmento de automóveis e comerciais leves reagiu positivamente à volta das negociações presenciais.

“O mercado reagiu de acordo com as nossas expectativas, confirmando as nossas projeções. Entre os fatores que contribuíram para essa melhora se destaca a concessão de crédito, que atualmente é de quase sete aprovações para cada 10 fichas cadastrais enviadas aos bancos, além do aumento da passagem de loja, que subiu de 20% em abril para mais de 60% do nível registrado antes da pandemia”, explicou Assumpção Jr.

“O próprio isolamento social provocado pela pandemia tem feito os consumidores voltarem a procurar por carros próprios, evitando assim aglomerações nos transportes coletivos”, complementa o dirigente.
 

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