Hyundai retoma operação em três turnos de sua fábrica em Piracicaba (SP)
Automotive Business -
Primeiro turno voltou a ser operado após 45 dias de paralisação
REDAÇÃO AB
O primeiro turno de trabalho da fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP) retornou a operar na segunda-feira, 10, após 45 dias de paralisação devido a um sistema de rodízio da suspensão dos contratos de trabalho implantado pela empresa em junho (leia aqui). Com isso, a unidade volta a operar integralmente, com seus três turnos de trabalho, o que não acontecia desde 27 de abril. Naquele mês, a empresa paralisou totalmente sua linha de produção na unidade paulista, onde são feitos os modelos HB20 (todas as versões) e o SUV Creta.
A primeira paralisação entre o fim de março e o fim de abril se deu por meio de férias coletivas para os quase 2,7 mil funcionários dos três turnos de Piracicaba. No fim de abril, a companhia decidiu adotar pelo período de um mês a suspensão temporária dos contratos de trabalho (layoff) por meio da atual lei federal (antiga MP 936) a fim de assegurar os empregos.
Em 13 de maio, a Hyundai voltou a operar apenas com o primeiro turno, enquanto os demais turnos continuavam afastados com a prorrogação do layoff. Terminado este período, no fim de junho, a empresa adotou um rodízio da suspensão dos contratos para adequar o ritmo da produção ao nível mais baixo de demanda resultante da pandemia. Com isso, no dia 26 de junho, segundo e terceiro turno voltaram a trabalhar, enquanto o primeiro turno retornou para o layoff pelo período de 14 dias, que terminou nesta segunda-feira, 10.
Em comunicado, a Hyundai informa que segue acompanhando as medidas para a retomada gradual da economia e ressalta que “qualquer alteração do cenário atual poderá implicar uma nova redução dos turnos de trabalho na fábrica, conforme o caso”.