Meritor desenvolve sistema eletrônico de bloqueio automático do diferencial de veículos pesados

Dispositivo poderá ser instalado em qualquer eixo da fabricante e que tenha o sistema mecânico de travamento das rodas


REDAÇÃO AB

A Meritor está trabalhando no desenvolvimento do Auto-DCDL, um sistema eletrônico que vai possibilitar o bloqueio automático do diferencial de veículos pesados e que poderá ser instalado em qualquer eixo da fabricantee que tenha o sistema mecânico de travamento das rodas. De acordo com a Meritor, a inovação (exclusiva e patenteada pela empresa) estará em testes até outubro, mas é certo que será oferecida como opcional pelas montadoras já a partir do ano que vem.

Hoje, o travamento das rodas disponível em caminhões e ônibus é comandado de maneira mecânica, depende de o motorista acionar o sistema por meio de um botão no painel. O problema é que isso pode danificar o eixo se o condutor o mantiver o sistema acionado sem necessidade. Com o Auto-DCDL esse bloqueio/desbloqueio acontece automaticamente, quando o dispositivo identifica a necessidade.

“Ao eliminarmos a integração do Auto-DCDL com o sistema de controle dos veículo, levamos soluções plug&play às montadoras, facilitando também o processo de fabricação. Além disso, oferecemos a possibilidade de modernização dos equipamentos em operação, já que a nova tecnologia pode ser adaptada em versões anteriores que contam com o sistema mecânico de travamento do diferencial”, explicou Fábio Brandão, gerente sênior de engenharia da Meritor Brasil.

O Meritor Auto-DCDL vai automatizar o bloqueio e desbloqueio do diferencial, já que o próprio sistema vai reconhecer o momento de travar ou não as rodas, analisando dados sobre a condução e as condições do terreno, sem necessidade de interferência do motorista. A Meritor também estuda exportar a nova tecnologia.
 

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