Nissan inaugura sua primeira loja totalmente digital

Consumidor poderá realizar todas as etapas da compra sem a necessidade de ir a uma concessionária ou banco


PEDRO KUTNEY, AB

A Nissan abriu na segunda-feira, 17, sua primeira loja para venda 100% digital, da escolha do produto, passando pelo financiamento, até o pagamento. Inicialmente, apenas um carro da marca será vendido exclusivamente por esse canal: a versão 1.0 do Versa V-Drive – modelo assim renomeado que corresponde à geração produzida atualmente em Resende (RJ), diferente do novo Versa, maior, que será lançado no Brasil a partir de outubro próximo, importado do México.

Cada concessionária da marca terá apenas um exemplar do V-Drive 1.0 para test drives, o processo de compra inteiro terá de ser feito na Loja Virtual Nissan, não haverá exposição ou venda nas lojas físicas – a versão 1.6 do V-Drive, a mais vendida, continuará a ser comercializada pelos canais tradicionais. Tiago Castro, diretor sênior de marketing e vendas da Nissan do Brasil, explica que este é o primeiro passo de um processo ainda inédito no País e para a empresa no mundo todo. A ideia é começar a testar a efetividade do canal com um produto para aprimorar a ferramenta e ao longo do tempo, sem prazo pré-definido, começar a vender mais modelos pela internet.

" Estamos lançando a primeira loja virtual para compra de carros no País e a primeira da Nissan no mundo. Mas não se trata de um oportunismo por causa da pandemia. O projeto (de digitalização das vendas) já existia e vinha sendo implementado ao longo dos últimos anos", afirma Tiago Castro.

É fato que o cenário redesenhado pela pandemia de coronavírus apressou o uso de plataformas digitais para venda de veículos, especialmente no momento em que as concessionárias foram obrigadas a fechar as portas ao público durante a quarentena, entre o fim de março e começo de junho. Segundo números da própria Nissan, entre abril e julho o fluxo de pessoas na rede caiu 80% na comparação com os mesmos meses de 2019, ao mesmo tempo em que o tráfego de visitantes no site da marca cresceu 20%.

COMPRA COMPLETA NA INTERNET

A Nissan garante que até agora nenhum concorrente oferece a possibilidade de efetuar todas as etapas da compra de um carro por meio 100% digital, como acontece com a loja virtual inaugurada esta semana. Castro explica que até agora a venda on-line se limitava ao processo de obter informações sobre o veículo, configurar o modelo desejado, preencher um cadastro e escolher a concessionária para negociar os passos seguintes. A escolha da forma de pagamento (à vista ou financiado), a conclusão da compra e emissão do pedido seguiam sendo feitos no ambiente off-line de uma concessionária.

“O que propomos foi ampliar essa experiência e deixar o cliente fazer a compra toda do sofá de casa. Na loja virtual ele escolhe e configura o produto e vai além, contrata o financiamento, emite o boleto de pagamento, conclui a compra, recebe a nota fiscal no seu e-mail e só vai à concessionária para retirar o veículo”, diz o diretor de marketing. Na loja virtual é possível simular e aprovar diversos planos de financiamento diretamente pelo Itaú, mas se quiser o cliente pode optar pelo pagamento à vista, emitir o boleto, e depois negociar o financiamento com o banco de sua escolha.

Segundo Castro, todo o projeto foi desenhado em conjunto com os concessionários, que contribuíram com ideias e não demonstraram resistência. “Temos uma relação saudável com a rede e eles entendem que existe essa demanda no mercado. Essa solução traz vantagem para o cliente e para o concessionário também”, destaca. O executivo acrescenta que a tendência de crescimento de vendas por canais digitais deverá continuar mesmo no pós-pandemia. “É uma ferramenta que será cada vez mais usada, porque o consumidor gosta dessa comodidade quando a experimenta”, avalia.

A Nissan não divulga nenhuma projeção de quanto pretende vender pela Loja Virtual, mas como o V-Drive 1.0 será vendido exclusivamente por esse canal, pelo nível de vendas atual do modelo esse volume não deve ser inferior a 300 unidades/mês.

A fabricante preparou uma promoção especial de lançamento da Loja Virtual. Os 100 primeiros compradores do V-Drive 1.0 (vendido no canal por R$ 57.990 sem opcionais) vão ganhar o Pacote Plus Nissan Protect, que inclui as três primeiras revisões gratuitas e um ano adicional (quatro anos) de Nissan Way Assistance (serviço de assistência e guincho), R$ 200 de combustível, 120 dias de carência para realizar o pagamento da 1ª parcela do financiamento, tag de pagamento remoto Sem Parar ativado com assinatura do Plano “Na Cidade” com 15 meses de mensalidade grátis.

“O fluxo de pessoas nas lojas teve queda acentuada no período mais agudo da quarentena, mas as vendas não caíram na mesma proporção. Percebemos que o número de visitantes no site cresceu e o tempo de permanência também. Isso comprova um novo comportamento do consumidor, os hábitos de compras digitais estão aumentando mais rápido e nós temos de estar preparados. A loja virtual nos dá mais agilidade para atender essa demanda dos clientes”, avalia Castro.

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