DAF conclui a renovação de seu principal produto e lança o novo XF
Automotive Business -
Caminhão renovado reforça estratégia de expansão da marca no mercado de pesados
SUELI REIS, AB
Após quase sete anos desde que chegou ao mercado brasileiro, a DAF conclui a renovação de seu principal produto e lança o novo XF, que substituirá a versão atual do modelo que vem sendo vendida desde a introdução da marca no País, em 2013. Sua nova versão que já está sendo produzida na fábrica de Ponta Grossa (PR) também já está disponível para encomendas e começa a ser distribuído para a rede de concessionárias em outubro.
O presidente da DAF no Brasil, Lance Walters, afirma que a pandemia não atrasou o lançamento do XF, já programado para acontecer este ano. Segundo o executivo, para atualizar o caminhão da Europa (lançado em 2014) para as necessidades do mercado brasileiro foi preciso fazer investimentos para desenvolver o projeto e também na fábrica paranaense. Mas ele não revela os valores investidos.
“Os investimentos para as modificações na fábrica de Ponta Grossa para fabricar o novo XF estão principalmente relacionados com eficiência, seguindo todos os novos protocolos de segurança de contágio que adotamos. Posso dizer que foram vários milhões de reais”, disse Lance Walters.
NOVO XF PROMETE SER 14% MAIS ECONÔMICO
O projeto do novo XF começou a ser feito em 2016 entre as equipes de engenharia do Brasil e da Holanda, onde fica a sede da DAF, que pertence ao Grupo Paccar. O trabalho incluiu o projeto do caminhão em si, além do desenvolvimento dos fornecedores locais e ampliação do quadro de funcionários. Segundo o novo diretor de desenvolvimento de produto, Jarno Broeze, o novo caminhão reduz em até 14% o consumo de combustível com relação à versão anterior, graças a uma junção de fatores que incluem redução de atrito e regime de rotações mais baixas com as novas configurações de motor/transmissão e relação de eixo traseiro, além do novo design da cabine que favorece a aerodinâmica.
“O novo XF é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro. Apesar de totalmente inspirado na versão europeia, o caminhão ganhou reforços para suportar as severas operações do País”, acrescenta Broeze.
Equipado com o motor Paccar MX 13, a nova versão conta com novas faixas de potência, de 480 cv e 530 cv, um aumento de 20 cv também com relação ao XF atual. A transmissão é a ZF Traxon automatizada com 12 velocidades. O modelo traz novo design com inovações nas curvas aerodinâmicas, além de novos faróis e desenhos da grade e do para-choque em aço. O novo XF chega com duas opções de cabine, Space e Super Space. O cavalo mecânico tem configurações de tração 6x4, 6x2 e 4x2, e é indicado para o transporte rodoviário de cargas de longa distância.
O caminhão traz um novo pacote tecnológico como o assistente de performance do condutor (computador de bordo que fornece dicas e dá notas referentes à condução); controle de cruzeiro preditivo (um piloto automático que com a ajuda do GPS e de leitura do relevo consegue ajustar a velocidade e a troca de marcha ideal em benefício do consumo); sensores de pressão dos pneus (que informa na cabine se houver calibragem inadequada); e monitor de nível de energia da bateria.
Para incrementar o veículo, a DAF oferece itens de segurança e conforto distribuídos em quatro pacotes, sendo um de fábrica, o Confort (com geladeira e climatizador) e os demais opcionais: Safety (com itens avançados de segurança), Xtra (itens de acabamento diferenciado) e o topo de linha Exclusive (com todos os itens opcionais disponíveis de conforto, segurança e acabamento exclusivo).
Entre os sistemas de segurança ativa, estão disponíveis a frenagem de emergência avançada, que freia automaticamente em caso de possível colisão frontal; o controle de estabilidade; alerta de saída da faixa; e o controle de cruzeiro adaptativo, que ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.
NOVO XF É CARTA NA MANGA DA DAF
O novo caminhão XF chega em um momento propício do mercado em que o agronegócio, um dos setores que mais utiliza a categoria de caminhões pesados, não sentiu os impactos da crise gerada pela pandemia de coronavírus. O diretor comercial da DAF, Luis Gambim, comemora o fato de a empresa registrar crescimento de 29% dos emplacamentos no acumulado do ano até julho, enquanto o mercado caiu 16%.
“Sabemos que estamos em um momento bastante difícil por causa da pandemia, mas a DAF sempre aproveita as oportunidades e não paramos de investir. Estamos muito otimistas quanto ao segundo semestre e acredito que 2020 ainda nos reserva muitas surpresas positivas. O atual XF alcançou a terceira posição do caminhão pesado mais vendido no Brasil e com certeza o novo XF vai brigar pelas posições de liderança”, afirma Luis Gambim.
Quanto ao XF atual, Gambim revela que ainda há grande procura pelo modelo, principalmente por clientes ligados ao agronegócio, e que seu estoque deve ser esgotado em até um mês.
O executivo reforça que o novo XF tem papel fundamental na manutenção da curva crescente da marca no País, onde alcançou a marca de 10 mil caminhões vendidos no mês passado (leia aqui). Segundo Gambim, além do novo caminhão, a expansão também será sustentada pela ampliação da rede, que este ano ganhará cinco novas casas, para um total de 44 concessionárias até dezembro. A maior parte delas será concentrada na região Nordeste do Brasil.
Outra ação para alavancar as vendas é o lançamento do show room virtual, uma estrutura totalmente preparada para visitas digitais, com ferramentas que permitem conhecer as características do novo XF, além de todo o portfólio de produtos de pós-venda, como linhas de peças originais, TRP e planos de manutenção entre outros.
A estratégia inclui também ações no pós-venda com a expansão do número de lojas da TRP, linha multimarca de autopeças da Paccar Parts, que já inaugurou uma unidade em Estreito (MA) e segue com outras duas em estágio avançado de abertura, em Bom Jesus (PI) e em Divinópolis (MG), todas operadas pelos grupos investidores da rede de concessionárias DAF.