Empresa brasileira produz saco de plástico capaz de inativar o coronavírus

Produto foi produzido pela Embalixo e possui uma tecnologia inovadora é uma barreira adicional no combate à contaminação cruzada de vírus e bactérias


O primeiro plástico capaz de inativar até 99,999% do Coronavírus MHV-03 (mesmo gênero das espécies SARS-CoV-1, SARS-CoV-2, MERS e outros) acaba de ser desenvolvido por uma indústria brasileira. Produzido pela equipe de P&D da empresa, a tecnologia é incorporada no plástico durante a fabricação, dessa forma, o Embalixo Antivírus atrai e elimina a Covid-19 em contato com o vírus.

Criada pela Embalixo – líder nacional na categoria de sacos para lixo, que tem o objetivo de criar produtos inovadores e sustentáveis que facilitem o dia a dia do consumidor -, a solução teve a eficácia comprovada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) por meio de um teste virucida, seguindo as recomendações da Anvisa e metodologias prescritas nas normas. 

Como funciona:

A Tecnologia 'EmbaCycle Antivírus' – antiviral e antibacteriano – age diretamente na membrana que envolve e protege o material genético do vírus. A partir de componentes, o produto inativa as proteínas e gorduras e quebra a estrutura genética, impedindo a transição para células humanas e, consequentemente, a contaminação. 

"O diferencial deste novo produto é o efeito permanente, ou seja, a proteção antiviral e antibacteriana é conservada durante todo o tempo de vida do produto. Ele trabalha como uma armadilha para o COVID-19, com sistema que atrai o vírus ao Embalixo Antivírus e o elimina em 99,999%. Dessa forma, a contaminação cruzada entre a embalagem e o usuário é eliminada, evitando que o saco para lixo atue como um agente transmissor do vírus, além de eliminar, também, as bactérias, deixando o ambiente, seguro, mais higiênico, e livre do mau cheiro causado pelos resíduos", explica o diretor comercial da Embalixo, Rafael Costa.

Pensando nos profissionais de limpeza, todos os sacos serão fabricados na cor prata, assim facilitando o consumidor a identificar o produto, e dar maior tranquilidade aos profissionais de coleta de lixo ou a quem for manusear o saco com o lixo acondicionado, pois o mesmo estará protegido.

A Embalixo destaca que esta tecnologia inovadora é uma barreira adicional no combate à contaminação cruzada de vírus e bactérias. O uso do Embalixo antivírus não elimina a necessidade de cuidados de higienização frequente, segundo as instruções de segurança da OMS (Organização Mundial da Saúde) perante o cenário de pandemia do novo coronavírus.

Sobre a Embalixo

Líder nacional na categoria de sacos para lixo, a Embalixo soma 17 anos de atuação, com duas plantas no Brasil – Hortolândia/SP e Manaus/AM -, contando com mais de 400 colaboradores. A empresa tem a inovação e a sustentabilidade como pilares básicos do negócio, oferecendo soluções exclusivas ao mercado, como o saco para lixo feito de planta com tecnologia que captura a emissão de gás carbônico; saco para lixo com alças; com abas; antibacterianos; com repelente de moscas e mosquitos; com neutralizador de odores; sacos com material reciclado; e, recentemente, lançou o 1º saco para lixo vegano do mundo.

 

Publicidade