Realidade Aumentada tem sido cada vez mais utilizadas como estratégia no mercado automotivo

Afinal, por que não otimizar o tempo e proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes, se já é possível visualizar em tempo real o carro que deseja


Experiências de Realidade Aumentada tem sido cada vez mais utilizadas como estratégia de engajamento e para oferecer uma boa experiência aos consumidores. Engana-se aqueles que acham que AR traz retornos positivos somente para o mercado de varejo, entretenimento ou educação, o setor automotivo é um exemplo de segmento tradicional que tem se rendido aos benefícios da tecnologia.

Que a transformação digital abalou diversos negócios, isso não há dúvidas, e foi observando que a maior parte da jornada de compra de carros acontecia via internet que diversas marcas passaram a enxergar as soluções imersivas como estratégia para aumentar ainda mais suas vendas. Afinal, por que não otimizar o tempo e proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes, se já é possível visualizar em tempo real o carro que deseja adquirir como se estivesse frente a frente com ele?

A Citroën, por exemplo, foi pioneira no Brasil na utilização da imersão para experiência de compra. Aliado a um chatbot no Facebook Messenger, os interessados nos produtos da marca puderam conhecer "de perto" o SUV Citroën C4 Cactus e utilizar da realidade aumentada para visualizar o carro na sua garagem e personalizá-lo com diferentes cores e acessórios, tudo isso sem ter que ir até uma concessionária.

Já a Ford começou a usufruir dessa solução para conectar técnicos a engenheiros, pois percebeu que isso ajudaria a agilizar o diagnóstico de falhas nos seus veículos e ganharia mais tempo para efetuar as reparações. E as inovações não param por aí, pois a Volkswagem divulgou recentemente a produção do Nivus, primeiro crossover compacto da categoria a ser desenvolvido 100% digital, concebida pelas mais avançadas tecnologias de realidade virtual, aumentada e impressões 3D.

Como um agente nesse ecossistema de AR, reforço que as tecnologias imersivas têm sido grandes aliadas aos negócios que querem proporcionar um atendimento diferenciado aos seus clientes. Seja pelas redes sociais ou qualquer outro canal utilizado para vender ou gerar engajamento, enxergo o setor automotivo um verdadeiro oceano de oportunidades. Às montadoras cabe saber usufruir dessa inovação a seu favor e aos consumidores, vivenciar essa experiência incrível.

*Marcos Trinca é Head de XR da More Than Real, empresa brasileira referência global no desenvolvimento de experiências e soluções de realidade aumentada

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