Caminhão elétrico e-Delivery da Volkswagen Caminhões e Ônibus supera a marca de 30 mil quilômetros rodados em testes
Automotive Business -
Testes estão sendo feitos pela Ambev desde novembro de 2018 e o modelo já evitou a emissão de mais de 22 toneladas de CO² até agora.
REDAÇÃO AB
O caminhão elétrico e-Delivery da Volkswagen Caminhões e Ônibus superou a marca de 30 mil quilômetros rodados em testes com a Ambev. O veículo equipado com bateria roda desde novembro de 2018 na operação da empresa para a distribuição de bebidas em São Paulo. O modelo em teste é um baseado no Delivery 6x2 com 13 toneladas – que substituiu a versão 4x2 de 11 toneladas de PBT, a primeira a ser testada pela empresa durante 30 dias (leia aqui).
Segundo a VWCO, durante este período, o e-Delivery deixou de consumir mais de 6,5 mil litros de diesel – total que seria necessário para abastecer o mesmo caminhão na versão convencional a combustão. Com isso, o modelo evitou a emissão de mais de 22 toneladas de CO² até agora.
O e-Delivery em teste é abastecido com energia elétrica de origem 100% limpa, captada por meio de painéis solares instalados em um dos maiores centros de distribuição da Ambev, localizado no bairro da Mooca, na zona Leste da capital paulista. Segundo a VWCO, 43% da energia utilizada pela bateria provém do próprio sistema regenerativo de freios do veículo.
Por causa da restrição de funcionamento de bares e restaurantes e com a maior demanda de abastecimento nos supermercados, a rotina do caminhão elétrico teve que ser modificada, mas não foi paralisada na pandemia de coronavírus.
"A pandemia mundial de Covid-19 impôs muitos desafios a toda sociedade, o que promoveu ajustes de rota. E mesmo assim, mantivemos nosso compromisso com a inovação e avanços para a mobilidade sustentável, tema que continua prioritário na VW Caminhões e Ônibus", afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.
Nesse período, o e-Delivery também foi utilizado para as ações de combate à Covid-19, como o transporte de 1 milhão de litros de álcool em gel para doação a hospital públicos em São Paulo, durante uma força-tarefa para realizar as entregas.
PARCERIA ESTRATÉGICA
A Ambev é a primeira empresa a testar o caminhão elétrico da VWCO, cujo início da produção está previsto para 2021 na fábrica de Resende (RJ). A unidade já começou a testar todo o processo de produção em um espaço que funciona como laboratório (leia aqui).
A distribuidora de bebidas também é a primeira empresa a encomendar o veículo ao anunciar a compra de 1,6 mil caminhões elétricos da VWCO. O pedido faz parte da política de sustentabilidade da companhia, que quer 35% da sua frota movida a energia limpa (leia aqui).
No fim de 2019, o CEO da VWCO estimou que o projeto do e-Delivery, incluindo o desenvolvimento do produto e as alterações necessárias na fábrica de Resende, consumiria algo em torno de R$ 110 milhões do ciclo atual de investimento de R$ 1,5 bilhão que a montadora planeja aplicar no País até 2021 (leia aqui).