Thyssenkrupp ganha a Renault como cliente para sua fábrica de caixas de direção com assistência elétrica elétrica
Automotive Business -
Fábrica da empresa em São José dos Pinhais tem capacidade para 500 mil unidades/ano e já fornece o mesmo sistema para o Nissan Kicks
REDAÇÃO AB
Thyssenkrupp ganhou mais um cliente para sua fábrica de caixas de direção com assistência elétrica elétrica em São José dos Pinhais (PR): a vizinha Renault adotou o dispositivo no novo Duster, lançado em março passado. O primeiro fornecimento conquistado da unidade foi para a sócia de aliança da Renault, a Nissan, que também adota o mesmo sistema para o Kicks fabricado em Resende (RJ).
O novo contrato, segundo a Thyssenkrupp, consolida o fornecimento de sua fábrica no Paraná para a Aliança Renault Nissan. A planta foi inaugurada em 2019 com investimentos de R$ 50 milhões, opera com tecnologias digitais da Indústria 4.0 e tem capacidade para produzir 500 mil sistemas de direção elétrica por ano, mas pode chegar a 1 milhão com aportes adicionais se for necessário.
“Pudemos agregar à Renault uma tecnologia que já estava testada e aprovada no mercado, aplicada ao Kicks. Com isso, a modularidade da plataforma de direção elétrica, sinergia e flexibilidade do projeto foram fundamentais para mais essa conquista junto à fabricante francesa”, explica Luciano Farias, CEO da divisão steering da Thyssenkrupp no Brasil.
Em comparação com a direção hidráulica convencional, o sistema de direção elétrica, com a assistência de um motor elétrico controlado por um módulo eletrônico, aumenta a eficiência energética do veículo com economia de combustível que pode chegar a meio litro de para cada 100 quilômetros percorridos.