Mercedes-Benz estende medidas de layoff e redução da jornada de trabalho em sua fábrica em São Bernardo do Campo
Automotive Business -
Foi realizada uma votação online onde os trabalhadores concordaram com as medidas tomadas pela montadora
REDAÇÃO AB
Os empregados da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP) aprovaram a proposta da empresa de estender até o fim do ano os regimes de afastamento temporário (layoff) e de redução de jornada, com o objetivo de adequar a produção à redução das vendas causada pela pandemia de coronavírus. Segundo informou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC na quarta-feira, 26, a aprovação foi feita por meio de votação virtual no dia anterior. A empresa se comprometeu a garantir as vagas no retorno ao trabalho e o pagamento de 100% do salário líquido para todos os trabalhadores em qualquer uma das ferramentas de flexibilização.
O sindicato informou que o acordo determina a renovação por mais dois meses da suspensão temporária do contrato de trabalho (layoff) de cerca de 800 empregados da fábrica, com revezamento de duas turmas de 400 trabalhadores cada, em que um grupo ficará afastado em setembro e outubro e o outro em novembro e dezembro.
Os empregados aprovaram ainda a prorrogação por mais dois meses da redução de jornada de trabalho, os funcionários do setor administrativo seguem em home-office. Também foi renovada por mais dois meses o afastamento de cerca de 100 trabalhadores com comorbidades, considerados grupo de risco para a Covid-19. Ao fim deste período, este grupo será colocado em layoff por outros três meses.