Grupo BMW deve iniciar a produção de seu mais novo modelo elétrico o i4
Automotive Business -
Fábrica do grupo voltou a operar após seis semanas de instalação de novas linhas de produção
REDAÇÃO AB
O Grupo BMW informa que está tudo pronto na fábrica de Munique, na Alemanha, para o início da produção de seu mais novo modelo elétrico, o i4. A planta recebeu investimentos de € 200 milhões e voltou a operar após seis semanas de paralisação para a instalação de novas linhas de produção. Cerca de 5 mil empregados retornaram ao trabalho na unidade, que entre 2015 e 2018 já havia recebido aportes de € 700 milhões para novas instalações de pintura e ampliação da área para a produção do BMW Série 3.
“Concluímos com sucesso a ampla reestruturação e conversão da planta, dentro do cronograma e sem complicações. Nossa fábrica agora pode produzir o BMW i4 totalmente elétrico na mesma linha de produção dos veículos movidos a diesel, gasolina e híbridos”, afirma o diretor da fábrica, Robert Engelhorn.
Na área de carroceria na fábrica de Munique, a maioria dos processos de produção do BMW i4 pode ser realizada em sistemas já existentes. Foi necessário instalar equipamentos e adotar procedimento adicionais apenas para a montagem do assoalho e dos componentes traseiros, já que o acionamento elétrico e a bateria de alta tensão diferem bastante das arquiteturas existentes.
A bateria de 550 kg será instalada no veículo por intermédio de um novo sistema de montagem totalmente automatizado, que utiliza câmeras para a verificação do posicionamento correto. A bateria também é transportada para a linha e parafusada ao corpo do veículo de forma totalmente automática.