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Ford vai instalar um novo centro de veículos elétricos nos Estados Unidos

Construção será feita no Complexo Rouge, que atualmente produz a picape F-150, o veículo mais vendido do país


REDAÇÃO AB

A Ford dos Estados Unidos iniciou, na quinta-feira, 17, a produção da nova geração da picape F-150, o veículo mais vendido do país, fabricada agora no histórico Complexo Rouge – que já foi a maior fábrica de automóveis do mundo e de onde saíram os famosos modelos A e B, no início do século passado – localizado em Dearborn, cidade vizinha a Detroit e onde fica a sede global da montadora. Bill Ford, presidente do conselho da empresa, também anunciou a construção de um centro de veículos elétricos no mesmo complexo, onde será produzida a versão elétrica da F-150, a partir de meados de 2022.

“Estamos orgulhosos de mais uma vez inovar para o futuro no Rouge, com a estreia da nova F-150 e a construção de um novo centro de manufatura para a produção da primeira F-150 elétrica”, discursou Bill Ford. “A crise de Covid-19 deste ano deixou claro por que é tão importante para empresas como a Ford ajudarem a manter nossa base de manufatura forte e o país a voltar ao trabalho”, afirmou.

A 14ª geração da F-150 estará nas concessionárias americanas em novembro e será “a mais resistente, segura e tecnológica já produzida”, segundo a montadora. O utilitário terá a maior capacidade de reboque e de carga útil da categoria, além de recursos inéditos que proporcionarão aumento de produtividade para quem a utilizar no trabalho. A motorização fica a cargo de um conjunto híbrido formado pelo V6 3.5 EcoBoost a gasolina, combinado com um motor elétrico de 47 cavalos. A potência combinada, porém, ainda não foi confirmada.

PICAPE GERADORA DE EMPREGOS

De acordo com um estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG), a Ford F-150 está relacionada como um dos bens de consumo mais valiosos dos Estados Unidos e também é um importante gerador de empregos. O levantamento indica, por exemplo, que os modelos da Série F contribuíram com quase US$ 50 bilhões para o PIB daquele país em 2019. E mais: das mais de 2 milhões de picapes grandes fabricadas nos Estados Unidos no ano passado, a Ford produziu quase a metade – ou o dobro de qualquer outra marca. Por fim, o estudo aponta que a Série F sozinha gera mais receita do que grandes empresas como McDonalds, Nike, Coca-Cola e Netflix.

Sobre a futura versão elétrica da picape, a Ford adianta que o modelo será a mais potente e com menor custo total de operação já produzida até hoje, além de trazer uma tecnologia que possibilitará utilizar o veículo como fonte de energia para acampamentos e locais de trabalho. A montadora também garante que a F-150 elétrica terá um generoso porta-malas dianteiro (no lugar do motor a combustão), que permitirá transporte de carga e de objetos com mais segurança.

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