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JAC anuncia o lançamento de picape e caminhão leve elétricos no Brasil

Veículos serão vendidos sob encomenda e serão focados em clientes coporativos


REDAÇÃO AB

O Grupo SHC do empresário Sergio Habib anunciou na sexta-feira, 18, o início das importações para o Brasil de mais dois modelos movidos a bateria da chinesa JAC: a iEV 330P, primeira picape elétrica do mercado que será vendida aqui por R$ 289.900; e o caminhão leve iEV 1200T, que sai por R$ 349.900.

Ambos os veículos se juntam a uma linha de cinco BEVs (Battery Electric Vehicles) da JAC que Habib, exatamente um ano atrás, prometeu importar ao mercado brasileiro, juntamente com o iEV 20 (um hatch compacto com altura elevada do solo) e os SUVs iEV 40 (pequeno) e iEV 60 (médio) – os dois primeiros estão sendo vendidos desde 2019, o último estava previsto para chegar em julho passado, mas os atrasos provocados pela pandemia na China e aqui adiaram sua chegada para dezembro ou janeiro próximos, com preço estimado de R$ 210 mil.

Pelo preço dos modelos, Habib concentra os esforços de vendas em clientes corporativos, que usam os veículos para trabalho, rodam mais e assim podem compensar o custo maior de aquisição com a redução dos custos de propriedade/operação, com gastos menores de combustível e manutenção que são uma vantagem dos veículos elétricos. Estão na mira principalmente empresas que por política, estratégia ou ambos querem investir na descarbonização e eliminação de emissões de poluentes em suas operações, nas suas frotas próprias ou de prestadores de serviços.

JAC anuncia o lançamento de picape e caminhão leve elétricos no Brasil

ESTRATÉGIA ELETRIFICADA

“Resolvemos assumir a vocação de buscar um mundo melhor e investimos seriamente numa significativa evolução do nosso modelo de negócio. Nossa família de cinco veículos elétricos assume o protagonismo na marca. A ideia é chacoalhar o mercado e instantaneamente dar várias opções de compras em segmentos diversificados”, explica Habib.

Com problemas financeiros e em recuperação judicial desde o ano passado, o Grupo SHC reduziu a cerca de 20 o número de concessionárias no País e as vendas despencaram, somando apenas uma pequena fração do que já foram no início da década, quando Habib trouxe a marca chinesa ao mercado brasileiro. Com a aposta nos elétricos, o empresário muda o modelo de negócio para aproveitar a tecnologia que ganhou amplitude na China – a JAC já é o quinto maior fabricante mundial de BEVs e domina 5% das vendas de veículos 100% elétricos no mercado chinês –, ao mesmo tempo em que tentar encontrar um nicho mais rentável para sua operação.

Veículos elétricos, embora custem mais caro, são isentos de imposto de importação no Brasil – ao contrário de carros com motor a combustão que pagam alíquota de 35%, ficam ainda mais encarecidos pela alta do dólar e no caso da JAC ainda encontram a concorrência de fabricantes nacionais com grande poder de distribuição e que oferecem produtos similares por preço mais baixos.

VEÍCULOS COMERCIAIS SOB ENCOMENDA

O Grupo SHC irá trazer os veículos comerciais elétricos da JAC sob encomenda, com prazo de entrega de cerca de quatro meses, segundo informou Habib. Os estoques serão baixos, para demonstração ou entregas pontuais para clientes que não podem esperar tanto tempo.

A JAC iEV 330P, primeira e única picape 100% elétrica produzida no mundo, tem autonomia de 320 km com uma carga completa de suas baterias. Sua capacidade é de 800 kg de carga útil.

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Já o caminhão leve iEV 1200T tem peso bruto total (PBT) de 7,5 toneladas, carrega até 4 toneladas de carga e roda até 200 km antes de precisar recarregar as baterias. Com eessa autonomia e capacidade, é indicado para operações de entregas urbanas.

Os dois veículos usam baterias de fosfato de ferro-lítio, mais adequadas as transporte de carga porque têm densidade de carga maior do que as de íon-lítio. O quadro de instrumentos mostra em escala gráfica o consumo instantâneo de energia, que permite ao usuário verificar todo o tempo se seu modo de guiar é econômico e o quanto está aproveitando de regeneração das baterias. O sistema JAC Monitor executa o diagnóstico contínuo de todas as centrais eletrônicas e do circuito de alta tensão, incluindo o módulo de baterias, motor elétrico e seu controlador.

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