Fábrica da BMW em Leipzig vai produzir módulos de bateria para carros elétricos
Automotive Business -
De olho na crescente demanda por veículos elétricos, montadora irá investir na ampliação das instalações da fábrica
Linha de montagem automatizada dos módulos de baterias da BMW em Leipzig
Para atender à crescente demanda por carros elétricos na Europa, embalada pela legislação de redução de emissões de CO2 e incentivos governamentais, o Grupo BMW está investindo na ampliação de suas instalações destinadas não só dos à produção dos veículos eletrificados, mas também do principal e mais caro componente desses modelos: as baterias. A empresa anunciou que a fábrica de Leipzig, no território da antiga Alemanha Oriental, que em 2013 foi a primeira planta a produzir um carro elétrico da marca, o i3, a partir de 2021 também vai montar módulos de baterias de alta tensão, que de lá serão distribuídos a outras unidades da fabricante.
O Grupo BMW informa que até 2022 irá investir € 100 milhões na unidade para se preparar para o aumento constante das vendas de veículos eletrificados. “Temos muitas pessoas em nossa equipe em Leipzig com grande experiência em mobilidade elétrica. Estamos agora contribuindo com essa experiência para a produção de baterias de alta tensão. Em 2022, mais de 150 pessoas trabalharão na produção de módulos no local em uma área de 10 mil metros quadrados”, explicou Hans-Peter Kemser, diretor da planta alemã.
Os bancos de baterias montados em Leipzig, segundo a BMW, terão diversos tamanhos e especificações, pois serão destinados a vários modelos eletrificados do grupo. Os módulos são feitos com diferentes números de células, fornecidos por empresas que produzem de acordo com especificações. A própria BMW investiu na produção de células em Dingolfing, na Alemanha, e junto com a sócia Brilliance na China.
“Estamos consistentemente aumentando a produção de e-drives (sistemas eletrificados de propulsão) para atingir nossas metas de mobilidade elétrica”, afirma Michael Nikolaides, chefe de planejamento de produção de motores e e-drives. “Recentemente abrimos nosso centro de competência de eletrificação em Dingolfing e dobramos a nossa capacidade de produção de baterias de alta voltagem na BMW Brilliance na China, ao abrir outro centro de baterias. Agora estamos aumentando a nossa produção de baterias na Alemanha”, acrescentou.