Copel vai ampliar subestação de energia localizada em Guaíra no Paraná

Intervenção vai dobrar a capacidade de transformação da unidade e aumentar a segurança energética do Paraná


A Copel vai investir R$ 38 milhões na ampliação da subestação de energia localizada em Guaíra (PR). Está prevista a instalação de um novo transformador e a substituição de um dos equipamentos antigos por outro de maior potência. A intervenção vai dobrar a capacidade de transformação da unidade, beneficiando diretamente as regiões oeste, noroeste e norte do Estado.

O investimento foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por meio da Resolução nº 9.219, publicada no dia 24 de setembro (quinta-feira ) no Diário Oficial da União e a obra deve ser concluída até setembro de 2024. — Nossas equipes já iniciaram o planejamento dessa intervenção que será dividida em várias etapas. É um reforço muito importante para a segurança energética do Paraná nas próximas décadas e que também trará ganhos para a Copel. Quando colocarmos em operação da subestação já renovada, teremos um incremento de quase R$ 6 milhões da Receita Anual Permitida da Transmissão — afirma o diretor geral da Copel Geração e Transmissão, Moacir Carlos Bertol.

A nova subestação Guaíra com potência de transformação ampliada de 300 para 600 megavolt-ampères vai integrar um novo tronco de transmissão previsto pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) com linhas em circuito duplo operando em extra alta tensão (525 mil volts) para conectar as subestações Foz do Iguaçu, Guaíra, Sarandi e Londrina.

O maior benefício desse novo tronco será garantir o atendimento de toda essa região mesmo em épocas de estiagem severa na região Sul, com energia proveniente da Usina Itaipu e, também, da região Sudeste — tendo como ponto de conexão a subestação Assis (SP). Além disso, esse reforço em Guaíra vai aliviar a rede de 765 mil volts de Itaipu, aumentando a confiabilidade do sistema em caso de desligamentos acidentais de equipamentos na rede que supre essa porção do Estado.

Publicidade