Grupo Caoa chega a marca de 300 mil veículos produzidos na sua fábrica em Anápolis (GO)

Fábrica é considerada estratégica uma vez que permite distribuir a produção por todo o território nacional com mais facilidade


REDAÇÃO AB

Pouco depois de registrar a marca de 20 mil modelos Chery construídos, a fábrica do grupo Caoa em Anápolis (GO) chegou a outra marca histórica: 300 mil veículos produzidos (somando modelos Chery e Hyundai montados no local) desde a sua fundação, em 2007. Um Chery Tiggo 8 foi o modelo que marcou o feito.

Vale lembrar que a planta goiana representa a “cereja do bolo” na história do grupo fundado por Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que se destacou já nos anos 1980 como o maior revendedor Ford da América Latina. Em 1999, após algum tempo atuando como representante da Renault no Brasil, o grupo firmou parceria com a Hyundai, e graças a uma estratégia bem executada – e também ao trabalho da montadora sul-coreana em nível global para refinar sua imagem –, o sucesso foi tanto que o grupo Caoa decidiu investir por conta própria na construção da fábrica em Anápolis, inaugurada em 2007.

A escolha da cidade goiana foi estratégica, pois permite distribuir a produção por todo o território nacional com mais facilidade, segundo a empresa. Foram investidos mais de R$ 1 bilhão na unidade, que começou a operar produzindo os modelos Hyundai Tucson e HR. Posteriormente, foram adicionados o ix35, o novo Tucson e o caminhão leve HD78.

Em 2017, o grupo Caoa surpreendeu mais uma vez com o anúncio de um novo acordo, agora com a Chery (que já possuía uma fábrica em Jacareí, no interior de São Paulo). Com isso, a partir do ano seguinte a planta de Anápolis passou a montar também os modelos da marca chinesa e o SUV Tiggo 5X foi o primeiro a ser feito lá. Pouco depois foi o Tiggo 7 e, mais recentemente, o Tiggo 8. Hoje a fábrica conta com mais de 1.500 trabalhadores diretos e aproximadamente 25 mil indiretos, e ocupa uma área de 172 mil m², com capacidade para montar 86 mil veículos por ano.

Publicidade