15ª edição da Automec será o primeiro grande evento do setor automotivo em 2021
Automotive Business -
Feira de autopeças será presencial e também terá ações paralelas em plataforma digital
SUELI REIS, AB
A 15ª edição da Automec será o primeiro grande evento do setor automotivo em 2021, segundo a Reed Exhibitions, empresa responsável pela organização, que confirmou a sua realização entre os dias 6 e 10 de abril no São Paulo Expo. Durante coletiva de imprensa na quinta-feira, 1º, a empresa detalhou como planeja realizar a feira de autopeças, considerada a maior da América Latina, e que pela primeira vez terá formato híbrido, utilizando espaço presencial e digital.
Como em edições anteriores, a feira reunirá as principais empresas de autopeças com presença na indústria mundial e que atuam no Brasil no setor produtivo e também nos mercados de reposição, reparação e manutenção automotiva. O pavilhão do São Paulo Expo será dividido em três áreas: peças/sistemas, reparação e acessórios. Para a edição de 2021, a Reed contabiliza a participação de 1.200 empresas nacionais e internacionais e afirma que 95% do espaço da exposição já foi vendido, quase que a totalidade dos 90 mil metros quadrados disponíveis no local.
O diretor de portfólio da Reed Exhibitions, Luiz Bellini, reforça que a Automec abrirá os trabalhos do ano que vem para o setor automotivo e confirma a realização de mais três eventos: Fenatran (18 a 22 de outubro), Salão Duas Rodas (novembro) e a estreia do AMTS, voltado ao segmento de automação e manufatura automotiva, que deve ser realizado em setembro de 2021.
“A Automec será o primeiro modelo de evento híbrido da Reed e das muitas lições que serão aprendidas com certeza vamos levar para os demais eventos do portfólio automotivo”, disse Bellini.
AUTOMEC EM TEMPOS DE COVID-19
A organizadora espera por um público de 65 mil visitantes, número menor que o da última edição, que recebeu 75 mil pessoas e gerou R$ 24 bilhões em negócios. “É natural essa redução de visitantes, considerando a situação atual [de pandemia]”, comentou Bellini.
Segundo o executivo, uma pesquisa realizada pela Reed com visitantes da edição anterior apontou que 85% dos respondentes têm a intenção de ir à Automec em 2021. “Acredito que a partir de agora e até lá teremos maior controle da propagação da doença. Estamos sempre em contato direto com as autoridades em saúde e segurança por meio de um comitê que foi criado para organizar e gerenciar as novas regras e medidas de prevenção”, disse.
O vice-presidente de operações da Reed para a América Latina, Marcelo Ribeiro, reforça que estão sendo adotados todos os protocolos para que o evento seja realizado com segurança. Ele conta que o pavilhão contará com diversas medidas, como medição de temperatura de todos os participantes, álcool em gel em vários locais estratégicos, áreas de desinfecção, além de contar com infraestrutura e pessoal preparado para orientar os presentes, incluindo uma base médica com profissionais qualificados para a detecção dos sintomas da Covid-19.
“Hoje já seria possível realizar o evento com todos os protocolos adotados. No futuro, pode ser que esses protocolos sejam até menos exigentes do que estão sendo agora, mas vamos continuar monitorando a involução da pandemia e se necessário, vamos fazer os ajustes de medidas até o evento”, disse o vice-presidente de operações da Reed para a América Latina, Marcelo Ribeiro.
AUTOMEC PRESENCIAL E VIRTUAL
Em tempos de pandemia, que acelerou o processo de digitalização em várias frentes, a Reed também decidiu acionar seus projetos de virtualização e anuncia que com a Automec vai estrear uma nova plataforma para realizar parte do evento de forma online, a Automec 365. O objetivo é reunir clientes finais e expositores de modo permanente, mesmo depois do fim da feira, com funcionamento durante o ano inteiro.
Por meio dela, a Reed quer promover espaços para rodada de negócios, workshops, treinamentos e demais conteúdos sobre o setor. Pela plataforma também será possível acompanhar ao vivo as principais sessões que serão feitas durante a Automec, como demonstrações em uma oficina modelo montada especialmente para este tipo de conteúdo.
“Nossa missão é criar conexões entre expositores e visitantes, expandindo nosso portfólio de produtos num ambiente 100% digital. Vamos buscar toda a potencialidade que a combinação de soluções analógicas e digitais pode oferecer”, afirma Claudio Della Nina, CEO da Reed Exhibitions para a América Latina.
Bellini reforça que em uma expectativa bastante conservadora, a Reed espera que a plataforma beneficie entre 300 mil a 350 mil pessoas que poderão acompanhar e participar de diversas ações programadas durante e pós-evento. “A Automec será o grande momento de retomada dos negócios no Brasil e na América Latina”, concluiu.