Mercedes-Benz apresenta uma nova estrutura de pós-venda para veículos comerciais
Automotive Business -
Truck Center terá gestão de concessionárias e tem como objetivo agilizar atendimento a caminhoneiros
SUELI REIS, AB
A Mercedes-Benz apresenta uma nova estrutura de pós-venda para veículos comerciais, especialmente caminhões, que funciona como um centro de serviços, desta vez dentro de postos de combustíveis. A ideia do Truck Center, como é chamado, é acelerar e agilizar o atendimento a caminhoneiros e aumentar a capilaridade dos serviços essenciais para os profissionais da estrada.
A primeira unidade já está em funcionamento na BR 101 na região de Tanguá (RJ) e está a cargo da concessionária Mardisa. De acordo com Silvio Renan, diretor de peças e serviços ao cliente da Mercedes-Benz, as unidades do Truck Center serão uma extensão da concessionária que opera na região em que ela for implementada com a comodidade de estar localizada em um posto de combustível.
“No primeiro centro já tivemos uma boa aceitação, registramos uma resposta rápida com o aumento de passagens e também da venda de peças”, conta Renan. “Já estamos vendo con concessionários e a expectativa é de que devemos abrir mais três Truck Center em 2021.”
Ao identificar áreas operacionais em que é possível implementar um Truck Center, a Mercedes então convida a concessionária daquela região para fazer a gestão do centro de serviços. Segundo Renan, a prioridade neste primeiro momento é focar em novas áreas de demanda geradas pela expansão de atividades do mercado e do crescimento econômico, como aquelas atendidas por caminhões extrapesados. Para montar um Truck Center, a empresa designou um padrão mínimo para que a estrutura possa existir, com especificações do espaço físico necessário para que haja capacidade de oferecer e realizar os serviços em boxes, que podem variar de dois a três, além de incluir áreas de armazenamento das peças, tanque de coleta de lubrificantes usados entre outras determinações.
Com uma estrutura mais enxuta, a ideia do Truck Center é realizar os serviços mais comuns sem desviar o caminhoneiro de sua rota original, eliminando a necessidade de ter que ir a uma concessionária, mesmo que exista alguma na região.
“O foco dos serviços está nas revisões mais comuns, como as revisões preventivas e serviços expressos, podemos citar troca de óleo e filtro, diagnose, verificação e troca de freios, verificação de suspensão, trocas de correias, lubrificação geral etc. Se for feito agendamento, é possível ampliar o escopo dos serviços”, afirma Renan.
O executivo explica que o valor do investimento no negócio varia de acordo com o tipo de contrato, que pode ser feito exclusivamente pelo concessionário, e neste caso não há um tempo mínimo de permanência do Truck Center no local, ou um investimento conjunto, incluindo o posto de combustível, e neste caso, é acordado um período de pelo menos três anos de permanência no local.
“O que posso dizer é que é um valor infinitamente mais barato do que a construção de uma concessionária”, comenta.
Além de oferecer serviços e vendas de peças originais ou mesmo remanufaturadas da linha Reman da Mercedes-Benz, os Truck Centers poderão atender modelos de caminhões de outras marcas. “É possível sim fazer este atendimento a partir do que já está disponível em nossa linha de autopeças multimarcas Alliance, que oferece itens essenciais para todo veículo, como filtro de óleo, lonas e freios, pastilhas de freio e outros componentes e acessórios.”