Primeiro corredor de carregamento de Veículos Elétricos da Enel X abrange 11 países

Aceitamos o desafio de construir uma rede de pontos de recarga usando nossa tecnologia JuiceBox e enviar nossas equipes para os locais mais remotos


Cerca de 196 pontos de carregamento JuiceBox estão agora disponíveis através do aplicativo JuicePass para usuários de VE de Ushuaia, sul da Argentina, até Ensenada, México. Seguindo a costa oeste das Américas do Norte, Central e do Sul e ao longo dos Andes, o corredor de carregamento abrange 11 países e paisagens impressionantes, como apresentado no documentário Long Way Up.

Roma — Viajar em veículo elétrico da América do Norte para a parte mais ao sul da América do Sul agora é uma realidade, graças ao primeiro corredor de carregamento de Veículos Elétricos (VE) da Enel X, abrangendo 11 países na costa oeste das Américas e ao longo da Cordilheira dos Andes. Nesta rota, cerca de 196 pontos de recarga JuiceBox agora são visíveis no aplicativo JuicePass, permitindo que os motoristas carreguem seus carros elétricos ou motocicletas, enquanto também desfrutam de paisagens incríveis, desde Cusco, Patrimônio Mundial da Unesco, a vistas deslumbrantes dos Andes, geleiras ou lago salgado no deserto do Atacama.

— Aceitamos o desafio de construir uma rede de pontos de recarga usando nossa tecnologia JuiceBox e enviar nossas equipes para os locais mais remotos da América Latina. Este projeto de infraestrutura de longa duração é uma prova do nosso compromisso em promover VEs em todo o mundo, tornando a adoção generalizada da mobilidade elétrica uma possibilidade, mesmo em locais distantes onde as instalações de carregamento de veículos elétricos não estavam disponíveis anteriormente — disse Francesco Venturini, CEO da Enel X.

O Corredor de Carregamento Pan-Americano 100% Elétrico está em linha com o compromisso do Grupo Enel com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com foco em garantir o acesso a energia limpa e acessível, promover o crescimento econômico inclusivo, fomentar infraestrutura resiliente, industrialização sustentável e inovação, cidades inteligentes e ação climática. Ao colocar a economia circular em seu núcleo, a Enel X está envolvida na criação de infraestruturas de carregamento públicas e privadas e serviços inovadores, para superar as barreiras de uso e criar novos valores econômicos, sociais e ambientais para todos: acionistas, consumidores, empresas e administrações públicas.

Graças a um inovador Programa de Impulso da Economia Circular aplicado a todo o seu portfólio, a Enel X está trabalhando para tornar as infraestruturas de recarga mais circulares não apenas nas fases de uso, mas ao longo de todas as fases de vida do produto, desde o fornecimento de energia renovável até o plástico reciclado para as caixas e maximização de peças de reposição durante as fases de instalação e manutenção.

Como parte do corredor de carregamento, 220 pontos de carregamento JuiceBox foram instalados e agora estão ativos em 11 países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e Peru. Destes, 196 pontos de carregamento são integrados e visíveis no JuicePass, o aplicativo Enel X que permite aos usuários gerenciar todos os serviços de carregamento disponíveis em pontos de carregamento públicos e privados.

O aplicativo oferece vários perfis de usuário, dependendo das necessidades dos clientes e do caso de uso: cobrança pública, cobrança no local de trabalho ou cobrança doméstica. O JuicePass também funciona com todas as redes públicas de carregamento compatíveis com Enel X.

O Corredor de Carga Panamericano, que é apresentado no documentário Long Way Up, facilita a mobilidade elétrica entre Ensenada, na península da Baja California, no México e Ushuaia, uma cidade no sul da Argentina que agora se tornou o ponto mais ao sul do continente a ter uma instalação de carregamento de VE .

Alguns dos lugares icônicos que o trajeto conecta incluem: na Argentina: Ushuaia, o lugar com a estação de recarga mais meridional do mundo, Calafate, onde os viajantes podem admirar a Geleira Perito Moreno, e Caviahue, lugar que parece um conto de fadas perto de um vulcão ativo.

No Chile: Torres del Paine, um impressionante parque nacional, e San Pedro de Atacama, uma cidade localizada à beira de um lago salgado no coração do deserto mais árido do mundo.

Na Bolívia: Palacio de Sal, o incrível deserto de sal e hotel de sal.

No Peru: a antiga cidade Inca de Cuzco. Outro ponto de recarga também está localizado na estrada para Machu Picchu.

Enquanto estão no Panamá, os motoristas podem carregar seus veículos com energia 100% verde produzida pela usina solar Chiriqui, de propriedade da Enel Green Power.

A companhia é fornecedora líder de infraestrutura de mobilidade elétrica e soluções de rede e graças a acordos de cooperação, está continuamente expandindo sua rede para impulsionar a mobilidade elétrica para além das fronteiras. Com o mesmo objetivo, o novo corredor de carregamento pan-americano facilitará a eletrificação do continente sul-americano.

A Enel X é a linha de negócios global da Enel dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores e soluções digitais em setores onde a energia está mostrando o maior potencial de transformação: cidades, residências, indústrias e mobilidade elétrica. A empresa é líder global no campo de serviços de energia avançados, com uma capacidade de gerenciamento de demanda de mais de 6 GW globalmente gerenciados e atribuídos, além de 110 MW de capacidade de armazenamento em todo o mundo e uma operadora líder no setor de mobilidade elétrica, com 130.000 pontos públicos e privados de carregamento de VE em todo o mundo.

Publicidade