Volvo Trucks inicia processo de teste de caminhões pesados elétricos
Automotive Business -
Testes estão sendo feitos na Suécia com caminhões destinados a construção civil
REDAÇÃO AB
A Volvo Trucks anunciou que está iniciando os testes de campo na Suécia com dois caminhões pesados movidos a eletricidade. A avaliação será feita em parceria com a empresa Swerock – uma das maiores fornecedoras de materiais e serviços para o setor de construção civil da Escandinávia – que vai utilizar um modelo FM equipado com betoneira e um FMX com guindaste. Ambos atuarão em serviços regulares da Swerock em centros urbanos e serão avaliados quanto ao desempenho do conjunto motriz elétrico e sobre a eficiência do sistema de recarga.
“Caminhões de construção precisam de mais potência e robustez do que em muitos outros segmentos; isso também se aplica aos caminhões elétricos”, explicou Jonas Odermalm, vice-presidente de eletromobilidade da Volvo Trucks. “Nossas soluções elétricas precisam atender as demandas de alta produtividade e disponibilidade dos nossos clientes; testes reais de campo são parte importante do processo de desenvolvimento”, afirmou.
De acordo com a Volvo, os testes vão mostrar como os caminhões pesados elétricos podem aumentar a eficiência do transporte e reduzir os impactos climáticos, com a vantagem de apresentarem baixos níveis de ruído em operações urbanas, sem esquecer os demais benefícios que esses veículos proporcionam, como mais segurança no canteiro de obras e maior conforto para o motorista. Além disso, as avaliações servirão para monitorar o ecossistema de eletromobilidade, permitindo identificar oportunidades de recarga em função das demandas de produtividade.
“Esses testes nos ajudam a entender melhor as operações de nossos clientes e como será a eletrificação em seu dia a dia, considerando os ciclos de operação, a capacidade de carga, a disponibilidade dos veículos, a autonomia e outros parâmetros”, explicou Ebba Bergbom Wallin, gerente de negócios de eletromobilidade da Volvo Trucks. “Tudo isso com o benefício de um transporte mais silencioso e limpo”, acrescentou. Vale lembrar que a fabricante sueca já produz caminhões elétricos semipesados, usados atualmente para transporte de cargas e coleta de resíduos em cidades da Europa.