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Grupo FCA reverte prejuízo com bons resultados nas regiões da América do Norte e Latina

Grupo anotou lucro líquido de € 1,2 bilhão no terceiro trimestre, revertendo as perdas registradas no mesmo período do ano passado


REDAÇÃO AB

O Grupo FCA anotou lucro líquido de € 1,2 bilhão no terceiro trimestre, revertendo o prejuízo verificado em igual período do ano passado, quando as perdas somaram € 179 milhões (leia aqui), informa em relatório de seu balanço financeiro divulgado na quarta-feira, 28. Apesar de vendas globais em queda de 3% no comparativo anual, a companhia destaca os bons resultados que obteve nas regiões da América do Norte e América Latina.

Em todo o mundo, as marcas do grupo venderam 1,02 milhão de unidades contra 1,05 de um ano antes. Por causa da pandemia, as entregas reduziram em todos os principais mercados e regiões, sendo a América Latina com o maior índice de queda (-26% e 147 mil), seguida por América do Norte (-10% e 573 mil). Europa, Oriente Médio e África representaram queda de 5% (318 mil) e Ásia Pacífico encerrou com redução de 4% (28 mil).

Com isso, a receita líquida diminuiu 6% no terceiro trimestre, encerrando em € 25,8 bilhões em comparação aos € 27,3 bi feitos em iguais meses de 2019. Por outro lado, o Ebit ajustado alcançou crescimento de 16%, passando de € 1,95 bilhão para € 2,27 bilhões acumulados entre julho e setembro deste ano.

Por regiões, o destaque vai para as Américas: no Norte, a forte demanda contínua por veículos Ram e Jeep viabilizou Ebit (ajustado) recorde de € 2,5 bilhões, 26% maior no comparativo anual, com margem de 13,8%. A participação no mercado dos EUA permaneceu em 12,3%.

Na América Latina, a FCA manteve a liderança de mercado, alcançando 18% de participação no trimestre com crescimento nos principais países, com 145 mil veículos vendidos no período, uma queda de 3%. Os resultados da região foram impulsionados pela forte demanda da nova Fiat Strada, o veículo mais vendido no Brasil em setembro (leia aqui). Com isso, a receita chegou resultou em € 1,53 bilhão (retração de 31%) e um Ebit (ajustado) de € 46 milhões, o que representou queda de 70%, o que segundo a empresa, é reflexo da receita menor aliada à inflação dos custos locais de produção e efeitos negativos do câmbio depreciado.

“Nossos resultados recordes na América do Norte foram impulsionados pelo excelente desempenho de nossa equipe. Durante o trimestre, revelamos produtos que ocupam espaços em branco do mercado em muitas marcas; lançamos o próximo capítulo da história de nossa marca Maserati; confirmamos nossa liderança de mercado na América Latina e continuamos o ritmo acelerado de nossos investimentos globais em eletrificação. Mais uma vez, nossa equipe provou sua extraordinária resiliência e criatividade e, à medida que avançamos para a conclusão da fusão para criar a Stellantis, estamos mais fortes e focados do que nunca em nossa missão de entregar grande valor para todos os nossos stakeholders”, declarou o CEO da FCA, Mike Manley.

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