Ônibus rodoviário totalmente elétrico começa a ser rodado no Rio Grande do Sul

Veículo vai ser utilizado para fretamento e conta com seis baterias para rodar até 300 quilômetros


REDAÇÃO AB

O transporte de fretamento na região da Grande Porto Alegre (RS) entrou em uma nova fase com o início das operações do primeiro ônibus totalmente movido a eletricidade naquele Estado. Trata-se de um Marcopolo Viaggio 1050, montado sobre chassi D9A 20.410, da BYD, e cedido para a operadora Turis Silva. A iniciativa conta também com o apoio da EDP Smart, divisão de soluções em energia da empresa do setor elétrico EDP.

“A mobilidade elétrica é estratégica para o crescimento dos negócios da Marcopolo, uma vez que a adoção de veículos com tecnologia limpa é uma tendência global”, disse Leandro Sodré, gerente nacional de vendas da Marcopolo. A empresa, aliás, possui experiência de mais de 20 anos com projetos de veículos movidos a combustíveis oriundos de fontes renováveis.

De acordo com o projeto, a EDP Smart vai cuidar do modelo de negócio para o ônibus rodoviário elétrico, cuidando do fornecimento da infraestrutura de recarga do veículo, que será operado pela Turis Silva no transporte de colaboradores da Gerdau em sua unidade no município de Charqueadas (RS).

O modelo Viaggio 1050 elétrico tem 12,9 m de comprimento e pode transportar até 44 passagerios em poltronas do tipo executiva, além do motorista. O ônibus conta com seis conjuntos de baterias, com as quais o veículo pode rodar até 300 quilômetros. Ar-condicionado, acesso facilitado e tomadas tipo USB em todas as poltronas são algumas comodidades disponíveis. Além desse novo modelo rodoviário, a Marcopolo conta com outros 33 veículos elétricos – incluindo micro-ônibus Volare – circulando por todo o País.
 

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