Programa Descarte Consciente Abrafiltros supera a marca de 19 milhões de filtros do óleo lubrificante automotivo reciclados
Assessoria de Imprensa -
Relatório Anual 2019 foi entregue às Secretarias Estaduais do Meio Ambiente de São Paulo, Paraná e Espírito Santo, onde o programa está em operação
A Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, enviou dentro dos prazos pré-estabelecidos, os Relatórios Anuais do Programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros do óleo lubrificante automotivo, às Secretarias Estaduais de Meio Ambiente de São Paulo, Paraná e Espírito Santo, cumprindo assim a legislação, que exige que os resultados sejam apresentados. “O programa Descarte Consciente Abrafiltros, iniciado em 2012, e hoje implantado nos Estados de São Paulo, Paraná e Espírito Santo, supera a marca de 19 milhões de filtros do óleo lubrificante automotivo reciclados, cumprindo sempre metas e prazos estabelecidos pela legislação. Por isso, atualmente, órgãos governamentais consideram o programa uma referência em logística reversa pós-consumo”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros. O programa teve início em julho de 2012, em São Paulo, estendeu-se para o Paraná em fevereiro de 2013, e Espírito Santo em 2015. No Mato Grosso do Sul, as coletas iniciaram em 1º outubro de 2020.
Marco Antônio Simon, Gestor de Projetos da Abrafiltros e responsável pela coordenação do programa, explica que o processo de reciclagem não gera retorno direto para a cadeia de filtros. O óleo lubrificante usado contaminado é encaminhado para re-refino; os metais para as siderúrgicas, e os demais materiais vão para coprocessamento e geração energética em cimenteiras.
“A gestão do programa é bastante complexa, sendo que a título de referência, os relatórios anuais de 2019 somaram 1.656 páginas, incluindo a documentação administrativa, planilhas de coleta, balanços de massa e certificados de destinação ambientalmente correta dos resíduos, não havendo nenhum tipo de envio de materiais para aterros sanitários, os quais irão gerar insumos para outras cadeias produtivas, em que pese a reciclagem ter um custo elevado para o setor de filtros automotivos”.
Participam do programa 20 empresas associadas: CNH Industrial Brasil Ltda.; Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; John Deere Brasil Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Mercedes-Benz do Brasil; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda.; e Wega Motors Ltda.
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.