Randon registra lucro líquido de R$ 116 milhões no terceiro trimestre
Automotive Business -
Recuperação de mercados, redução de custos e câmbio favorecem o resultado
REDAÇÃO AB
O grupo Empresas Randon registrou lucro líquido de R$ 116 milhões no terceiro trimestre, alta de 47,7% em relação ao mesmo período de 2019, contabilizando assim o melhor trimestre da história da companhia, segundo dados divulgados em seu balanço financeiro. A receita líquida somou R$ 1,5 bilhão, aumento de 10,5% na comparação anual, enquanto o Ebitda (lucro antes de impostos, despesas financeiras e depreciação de ativos) totalizou R$ 270 milhões, alta de 40,5%, também recordes.
Em nota, a companhia atribui o desempenho a fatores como a recuperação dos mercados em que atua, como implementos rodoviários (leves e pesados) e autopeças, além da continuidade das ações de redução de custos e despesas. Também destaca que foi beneficiada pelos investimentos em inovação e tecnologia, além de câmbio favorável para exportações.
“O período sensível pelo qual passamos neste ano reforçou a nossa crença de que precisamos seguir investindo e inovando mesmo em cenários desafiadores. Essa estratégia, suportada pela atuação diversificada da empresa, trouxe um enorme ganho para a organização: maior resiliência para as nossas operações”, destaca o CEO das Empresas Randon, Daniel Randon.
Em sua análise, além do agronegócio e da venda de itens essenciais, que já apresentavam recuperação nos meses anteriores, outros segmentos iniciaram uma retomada mais consistente, como os setores de combustíveis e industrial. Por outro lado, a restrição de circulação de pessoas aumentou o uso do automóvel, ampliando as oportunidades no mercado de reposição de peças para veículos leves.
A Fras-le, divisão das Empresas Randon que produz componentes de freios, também registrou resultados históricos, com receita líquida de R$ 453,6 milhões, valor 36% superior ao mesmo período do ano passado, e receita bruta de R$ 647 milhões, aumento de 35% na mesma base de comparação. Com isso, lucro bruto chegou a R$ 150,6 milhões, 80% maior que o terceiro trimestre de 2019, enquanto o Ebitda registrou R$ 94,2 milhões, aumento de 118%. Este é o melhor trimestre dos últimos dez anos da empresa, que está há quase sete décadas no mercado.
O resultado é reflexo da implementação da estratégia desenvolvida para gerar ainda mais competitividade ao negócio, focada na expansão das receitas e oferta de produtos, por meio de aquisições, e pelo processo de adequações que a empresa vem passando desde o fim de 2018, que incluiu uma série de ações, como investimento em tecnologia, readequação de linhas, alterações de processos para ganho de produtividade e redução de custos.
“Esses movimentos foram fundamentais para os resultados deste trimestre e contribuíram para o fortalecimento da nossa atuação no mercado interno e externo. Mesmo com os desafios da pandemia da Covid-19, conseguimos evoluir nos indicadores de receitas e de rentabilidade, com atenção aos cuidados de saúde e segurança de nossos funcionários, evidenciando que a companhia está preparada para diferentes cenários”, comenta o CEO da Fras-le, Sergio Carvalho.