Besaliel Botelho, CEO da Robert Bosch Latin America, assume segundo mandato à frente da AEA
Automotive Business -
Segundo mandato abrange o biênio 2021-2022; também foram definidos novo VP e membros do conselho
REDAÇÃO AB
A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva – reelegeu Besaliel Botelho como seu presidente para o biênio 2021-2022. É o segundo mandato do executivo, que assumiu a primeira gestão em setembro de 2019. Com ele, foram definidos o novo vice-presidente da entidade, Marcus Vinicius Aguiar, diretor de relações institucionais da Renault do Brasil, bem como os membros do conselho.
Besaliel é atualmente CEO da Robert Bosch Latin America, empresa pela qual trabalha desde 1985. Graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela Universidade de Karlsruhe, na Alemanha, possui MBA em Administração Internacional de Negócios pela Universidade Estadual de São Paulo. O executivo é um dos grandes nomes do setor automotivo – tendo sido um dos responsáveis pelo desenvolvimento do da tecnologia flex fuel, amplamente difundida no Brasil para o uso de gasolina e etanol.
Além de sua trajetória dentro da Bosch na América Latina, Botelho é membro da MEI (Movimento Empresarial para Inovação) da CNI - Confederação Nacional da Indústria, e atua no conselho executivo do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores). Também representou a SAE Brasil (Society of Automotive Engineers) de 2009 a 2010 como presidente.
Por sua vez, o novo vice da AEA, Marcus Vinicius Aguiar, também é engenheiro mecânico com pós-graduação em Administração. Está há 28 anos no setor automotivo e ocupa desde 2014 o cargo de diretor de relações institucionais da Renault, além de ser vice-presidente da Anfavea e membro do conselho Diretor do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva).
Para o conselho diretor da entidade foram eleitos Ricardo Abreu (associado individual), Antonio Megale e Antonio Sergio Mello (associados mantenedores) Daniel Tavares e Valeria Amoroso Lima (órgãos governamentais) e Alexandre Xavier e Francisco Nigro (academia e institutos de pesquisa). A presidência do conselho é de Francisco Nigro e a vice-presidência de Vicente Pimenta.