Voith cria parceria com a Orten para converter para a propulsão 100% elétrica ônibus e caminhões na Europa

Objetivo é realizar uma transição mais fácil e acessível para os frotistas


REDAÇÃO AB

A Voith anunciou a criação de uma parceria com a fabricante de caminhões elétricos Orten que poderá ajudar frotistas a realizar uma transição mais fácil a acessível em direção à mobilidade elétrica na Europa. A ideia é converter para a propulsão 100% elétrica ônibus convencionais (articulados e de dois andares) e caminhões leves e médios com motores a diesel, gás e híbridos, usando a o sistema VEDS (Voith Electrical Drive Systems).

“Graças à eletrificação, o transporte está prestes a passar por uma grande transformação no sentido de uma operação mais limpa e sustentável”, aponta Alexander Denk, vice-presidente de eletromobilidade da Voith. “Para muitas cidades e operadoras, no entanto, a aquisição de novos ônibus e de caminhões elétricos é um processo caro e demorado; nossa opção de adaptação oferece uma maneira simples e econômica de preparar frotas de veículos para o futuro, ao mesmo tempo em que contribui para a redução das emissões de CO2 e o aumento da mobilidade urbana”, acrescentou.

Desenvolvido especialmente para o transporte público, o VEDS conta com um motor elétrico capaz de entregar o equivalente a 462 cavalos, ou seja, potência mais do que suficiente para movimentar ônibus e caminhões por longas distâncias.

A parceria prevê que a Voith forneça o conjunto motriz elétrico, enquanto a Orten vai ser a responsável pela adaptação dos veículos. Os clientes também poderão escolher entre instalar os kits do VEDS em suas oficinas ou encaminhar seus ônibus e caminhões para a sede da Orten, que vai trabalhar exclusivamente com o VEDS.

“Com a rede mundial de vendas e serviços da Voith e os diversos anos de experiência da Orten Electric-Trucks na eletrificação de veículos comerciais, a parceria estratégica entre ambas as empresas vai oferecer às operadoras uma gama completa de serviços para converterem suas frotas para acionamentos totalmente elétricos”, afirmou Robert Orten, CEO da Orten Electric-Trucks.
 

Publicidade