Fleet Solutions prevê crescimento acelerado dos programas de assinatura

Empresa dobrou sua frota e registra crescimento meteórico


PEDRO KUTNEY, AB

Criada há apenas três anos para ser o braço de locação e administração de frotas corporativas da Volkswagen Financial Services (VWFS), a Fleet Solutions assumiu rota de crescimento meteórico: o número de veículos administrados, de 1,7 mil em 2017 saltou mais de quatro vezes em 2019, para 7 mil, e deverá quase dobrar em 2020, entre 11 mil e 12 mil. Os investimentos na aquisição de veículos de diversas marcas já somam R$ 800 milhões desde 2017, quando a operação foi inaugurada, e se aceleração dos negócios continuar no mesmo ritmo mais de R$ 1 bilhão deverão ser aportados até 2025, com o objetivo declarado de liderar o mercado de oferta de mobilidade como serviço no País.

Rodrigo Capuruço, diretor geral da VWFS no Brasil, avalia que nos próximos anos o mercado brasileiro deverá seguir a tendência de mercados maduros em que a propriedade de veículos dará lugar à locação por prazos variados que podem se estender a até dois anos, a depender do uso. Nesse cenário, ele calcula que a frota de veículos corporativos no País, hoje estimada em 5,5 milhões, deverá crescer e ser cada vez mais administrada por empresas de locação e terceirização, como a Fleet Solutions.

"Fazemos um investimento de longo prazo de olho na expansão da mobilidade como serviço no País. Hoje apenas 11% a 12% das frotas corporativas são administrdas por empresas como a Fleet, Solutions. Acreditamos que esse porcentual vai mais que dobrar para pelo menos 25% nos próximos três a quatro anos e nós temos a ambição de liderar esse mercado", afirma Rodrigo Capuruço.

A expansão do mercado de locação de veículos corporativos é uma tendência que parece ter ficado imune à pandemia de coronavírus, quase todas as empresas que atuam no segmento cresceram em 2020 com o movimento de desmobilização de frotas próprias que vêm sendo terceirizadas, como forma de transformar ativos em caixa.

“Este é um mercado ainda pouco explorado no Brasil, poucas empresas atuam aqui. Por isso nossa expectativa é de continuar crescendo dois dígitos porcentuais (mais próximos de 50%) por ano até 2025”, indica Capuruço.

OPERAÇÃO INDEPENDENTE

A Fleet Solutions é a proprietária dos veículos que aluga e pode agregar serviços de acordo com a necessidade: além do valor da locação, o contrato pode incluir manutenções preventivas e corretivas, pagamento de impostos e gestão de multas. Segundo Capuruço, a carteira de clientes é constituída por empresas de pequeno, médio e grande portes de diversas áreas de atuação, que alugam veículos designados a empregados, para prestação de serviços e até intermediadores de locação para motoristas de aplicativos.

Também são atendidas empresas do Grupo Volkswagen e seus fornecedores, mas o diretor destaca que a Fleet Solutions é completamente independente, tem sede separada em Curitiba (PR), a frota é multimarca (embora a maioria seja Volkswagen) e mesmo sendo ligada à VWFS tem autonomia para buscar recursos no mercado financeiro, sem afetar o caixa do Banco VW.

Recentemente a Fleet Solutions agregou mais um negócio emergente à sua carteira: vai administrar os serviços de assinatura por 24 meses lançados por duas empresas do grupo: o programa piloto Audi Luxury Signature com apenas 20 modelos da marca e a própria Volkswagen que lançou o VW Sign&Drive, inicialmente para T-Cross e Tiguan.

Embora em estágio inicial, Capuruço avalia que nos próximos anos os programas de assinatura vão crescer de forma acelerada. “Hoje já vemos muitas pessoas cada vez mais interessados em adquirir o serviço do que ter a posse do bem. Tanto que esses planos não foram desenhados pensando na compra o carro ao fim da assinatura, mas para que o cliente faça uma nova locação”, aponta.

A Fleet Solutions usa as redes de concessionárias para vender seus serviços e para negociar os usados que voltam da locação, normalmente com 18 a 30 meses de uso. Dessa forma, inclui os concessionários no negócio e ajuda a girar os estoques das lojas.

Atualmente a Fleet Solutions só aluga veículos zero-quilômetro que depois são vendidos, mas outro possível negócio a explorar no horizonte, indica o diretor, é a locação de veículos usados. “Existe essa possibilidade, principalmente em certos nichos, como caminhões e carros elétricos, que podem ser locados por menos tempo e serem alugados algumas vezes”, diz.

Embora a VWFS atue no mundo todo com operações de leasing e locação, só no Brasil existe a Fleet Solutions. “Cada país tem suas características e precisamos adotar estratégias diferentes. No caso brasileiro a escolha recaiu em abrir uma empresa independente para atuar nesse mercado”, explica Capuruço. Segundo ele, ainda é pequena, de menos de 5%, a participação do braço de locação e terceirização de frotas no capital da VWFS no País, mas a tendência é de aumento contínuo dessa fatia do negócio.

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