Meritor desenvolve nova tecnologia para desacoplar e suspender o eixo trativo de caminhões

Tecnologia foi desenvolvida pela equipe brasileira de engenharia e irá reduzir os custos com manutenção, consumo de combustível e pedágios


REDAÇÃO AB

A Meritor desenvolveu no Brasil uma nova tecnologia para desacoplar e suspender e o eixo trativo de caminhões quando não for necessária a utilização, transformando um cavalo mecânico 6x4 em 4x2 ou 6x2, para redução de custos com manutenção, consumo de combustível, pedágios e desgaste dos pneus. Batizado Meritor Detachable, o novo sistema está em fase de testes com os principais clientes da empresa.

A tecnologia, totalmente desenvolvida pelo time de engenharia brasileiro da empresa, pode ser aplicada a caminhões 6x4 e 8x4 tandem dos modelos de eixos MT 14X, MT 150, MT 160 e MT 610, instalados em equipamentos com suspensão pneumática. A ideia é lançar o sistema no mercado nacional de veículos pesados no início de 2021.

“Desenvolvemos um sistema capaz de desacoplar o segundo eixo trativo, direcionando o torque 100% ao primeiro eixo trativo, oferecendo a opção de suspender ou não o eixo desacoplado, de acordo com o modelo de suspensão do veículo, minimizando custos de viagens quando o veículo está sem carga”, explicou Fábio Brandão, gerente sênior de engenharia de produto da Meritor Brasil.

Com o Meritor Detachable, a principal fabricante de eixos e de sistemas de drivetrain para veículos comerciais do País segue com sua estratégia de oferecer soluções tecnológicas que proporcionem redução de custos aos usuários, aumentando a eficiência da operação. Para se ter ideia, apenas a redução em tarifas de pedágio pode chegar a 33% com o uso da tecnologia.

“De acordo com os testes em andamento, o Meritor Detachable gera um ganho de eficiência de no consumo de até 2% considerando apenas a desacoplagem do segundo eixo trativo, e de 5% desacoplando e suspendendo o eixo”, concluiu Brandão.
 

Publicidade