Fundação Ellen MacArthur lança novo guia de Inovação na origem: um guia de soluções para embalagens
Assessoria de imprensa -
Guia prático apresenta soluções para eliminar a poluição por plásticos através da economia circular
A Fundação Ellen MacArthur acaba de lançar Inovação na origem: um guia de soluções para embalagens, um guia prático para eliminar a poluição por plásticos através de soluções de economia circular.
Repleto de orientações práticas e exemplos do mundo real, o novo guia foi concebido para ajudar qualquer pessoa envolvida na criação de embalagens a desenvolver soluções que evitem o desperdício e a poluição por plásticos na origem.
O seu lançamento se dá apenas algumas semanas após a publicação, pela Fundação em colaboração como a ONU Meio Ambiente, do Relatório de Progresso do Compromisso Global por uma Nova Economia do Plástico, que deixou clara a necessidade de as empresas acelerarem os seus esforços de eliminação e reuso para o alcance de suas metas para tratar da poluição por plásticos até 2025.
Ao concentrarem os seus esforços em inovação na origem - em vez de limitá-los a esforços no fim da cadeia como a reciclagem - as empresas podem evitar a geração de resíduos.
Repleto de orientações práticas e exemplos do mundo real, o guia cobre:
-
A mentalidade necessária para inovar na origem
-
Exemplos e orientações sobre como colocar a inovação na origem em prática para acionar três estratégias de economia circular: Eliminação, Reuso e Circulação de Materiais
-
Orientações para guiar a tomada de decisões em todo o processo de inovação na origem
Mais de 110 exemplos, incluindo estudos de caso Lush, da Coca Cola, da Unilever, entre outros, demonstram como empresas estão usando soluções de economia circular em diversos setores ao redor do mundo.
Sara Wingstrand, Gerente do Programa de Inovação na Fundação Ellen MacArthur, disse: "Nós não podemos combater a crise de poluição por plásticos apenas através da reciclagem. Nós precisamos olhar para o início da cadeia e pensar no que é colocado no mercado, para poder eliminar resíduos desde o princípio em vez de realizar apenas uma melhor gestão de resíduos. A economia circular nos permite redesenhar o sistema de plásticos por completo para superar o desafio global da poluição por plásticos de uma maneira que também oferece oportunidades de promover um crescimento melhor e cria soluções em grande escala e em alta velocidade. Designers e empresas são figuras centrais nessa transição e nós esperamos que este guia os ajude nessa jornada."
Os estudos de caso apresentados incluem;
Eliminação
-
A Bars Over Bottles oferece produtos de higiene pessoal como produtos sólidos, eliminando a necessidade de embalagens
-
A Lush redesenhou seus produtos de higiene pessoal líquidos para formulações sólidas concentradas, eliminando a necessidade de embalagem. Desde 2007, a Lush vendeu mais de 38 milhões de barras de xampu nuas em todo o mundo, eliminando mais de 90 milhões de frascos de xampu de plástico. Além disso, a ferramenta de reconhecimento de produto do Lush Lens App é usada na loja para acessar conteúdo interativo, como ingredientes ou instruções de uso, eliminando a necessidade de etiquetar a embalagem
Reuso
-
A Unilever introduziu postos de recarga em dez lojas Walmart no México para ajudar os clientes a dispensar xampu em garrafas de alumínio reutilizáveis. Após um período de teste bem-sucedido de três meses, o Walmart decidiu dimensionar essa iniciativa para 200 de suas lojas no México em 2020.
-
A chilena Algramo usa suas máquinas dispensadoras inteligentes e embalagens com chip RFID para ajudar os clientes a devolver suas embalagens em troca de dinheiro depositado automaticamente através de um aplicativo. Desde o lançamento, as vendas das marcas de detergentes da Unilever de triciclos em Santiago, Chile, aumentaram 356%, superando as expectativas mesmo durante o bloqueio pandêmico da cidade.
-
A EcoCarga oferece produtos de limpeza doméstica que podem ser recarregados em várias localidades usando recipientes reutilizáveis
-
O modelo de reaproveitamento de garrafas PET da Coca-Cola em operação na América Latina impede a produção de 1,8 bilhão de garrafas descartáveis por ano
Circulação de materiais
-
A Inbev/Corona substituiu o plástico por celulose em engradados de cervejas no México
-
A TriCiclos ajuda os clientes a identificar mudanças de design que irão melhorar a reciclabilidade local de suas embalagens. Um aspecto fundamental de sua metodologia é compreender a cadeia de valor da reciclagem local por meio de conversões com cooperativas de catadores, orientando-os, assim, a projetar embalagens com maior probabilidade de serem coletadas.
Para obter mais informações ou solicitar uma entrevista entre em contato com: joao@sherlockcomms.com
Notas ao editor
Sobre a Fundação Ellen Macarthur
A Fundação Ellen MacArthur, uma instituição sem fins lucrativos com sede no Reino Unido, desenvolve e promove a ideia de uma economia circular para enfrentar alguns dos maiores desafios do nosso tempo, como a poluição por plásticos, as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade. Trabalhamos e inspiramos empresas, instituições acadêmicas, legisladores e instituições para mobilizar soluções sistêmicas em escala, globalmente. Em uma economia circular, modelos de negócios, produtos e materiais são projetados para aumentar o uso e a reutilização, criando uma economia na qual nada se torna desperdício e tudo tem valor. Fundamentada cada vez mais em materiais renováveis, e sustentada por uma transição para fontes de energia renováveis, uma economia circular é distribuída, diversa e inclusiva.
Mais informações: ellenmacarthurfoundation.org/pt
Sobre o Compromisso Global
O Compromisso Global por uma Nova Economia do Plástico é liderado pela Fundação Ellen MacArthur, em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A Fundação Ellen MacArthur lidera o engajamento com o setor privado (os signatários de negócios e endossantes), e o PNUMA lidera o envolvimento com o governos. Lançado em outubro de 2018, o Compromisso Global agora reúne mais de 500 organizações por trás de uma visão comum de uma economia circular para o plástico, para que este material nunca se transforme em resíduo ou poluição. Para ajudar a tornar esta visão uma realidade, todas as empresas e signatários do governo se comprometeram a ambiciosas metas para o ano de 2025. Eles estão trabalhando para eliminar os itens de plástico de que não precisamos; inovar para que todos os plásticos de que precisamos possam ser reutilizados, reciclados ou compostados com segurança; e fazer circular tudo o que usamos para mantê-lo no economia e fora do meio ambiente.
A visão é definida por seis pontos-chave:
-
A eliminação de embalagens plásticas problemáticas ou desnecessárias por meio de redesenho, inovação e novos modelos de entrega é uma prioridade
-
Modelos de reuso são aplicados quando relevante, reduzindo a necessidade de embalagens de uso único
-
Todas as embalagens plásticas são 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis
-
Todas as embalagens plásticas são reutilizadas, recicladas ou compostadas na prática
-
O uso de plástico é totalmente desvinculado do consumo de recursos finitos
-
Todas as embalagens plásticas estão livres de produtos químicos perigosos e a saúde, segurança e direitos de todas as pessoas envolvidos são respeitados