BMW promete fazer 15 lançamentos no País em 2021 com estratégia focada no aumento do portfólio de modelos elétricos e híbridos
Automotive Business -
Grupo anuncia 15 lançamentos de modelos BMW, Mini e Motorrad no País em 2021
PEDRO KUTNEY, AB
Em uma série de vídeos produzidos para contar sua história de 25 anos no Brasil e seus planos futuros (plataforma BMW Next Brasil, aberta ao público a partir da quarta-feira, 26), o Grupo BMW promete fazer 15 lançamentos no País em 2021, incluindo automóveis BMW e Mini e motos Motorrad, além de introduzir novas tecnologias com foco em digitalização de sistemas e conectividade. Parte importante da estratégia está focada no aumento do portfólio de modelos elétricos e híbridos no mercado brasileiro, inclusive com a vontade manifestada pela empresa de mais adiante produzir veículos eletrificados na fábrica brasileira de Araquari (SC).
“A cada ano as vendas de elétricos e híbridos dobram no Brasil e esse é um caminho sem volta. Trabalhamos para que o cliente tenha a opção de escolher [em nossa linha no País], seja modelos a gasolina, flex, elétrico ou híbrido”, afirma Aksel Krieger, CEO do BMW Group Brasil.
Segundo o executivo, BMW e Mini já venderam cerca de mil modelos elétricos e híbridos no País. Com a maior oferta, a demanda por esses modelos triplicou entre 2019 e 2020, e em 2021 Krieger projeta que irá dobrar. Assim o País entrou nos planos para receber os principais lançamentos da empresa nessa área. O executivo confirmou o lançamento no Brasil do Mini elétrico (que vem se juntar aos híbridos plug-in já lançados este ano) e da nova geração de BEVs (Battery Electric Vehicles) da BMW, como o cupê i4 e o SUV iX – mas estes entram em produção na Alemanha no fim do ano que vem e só devem desembarcar no mercado brasileiro a partir de 2022.
Também está nos planos o lançamento por aqui de uma moto elétrica Motorrad, que se encontrar demanda suficiente poderá também ser montada na fábrica do grupo em Manaus (AM), que já recebeu investimentos de R$ 75 milhões desde a inauguração em outubro de 2016 e ampliou sua capacidade para 10 mil unidades/ano.
Na opinião de Mathias Hofmann, diretor da fábrica do grupo em Araquari (SC), a planta brasileira não pode ficar de fora da tendência de eletrificação: “Entendo que produzir aqui carros eletrificados e híbridos, e também o foco nas exportações, são questões fundamentais para o futuro próximo”, indicou o executivo em uma de suas participações nos vídeos que a BMW divulgou à imprensa na terça-feira, 25. A empresa confirma que existem planos e estudos para produzir modelos híbridos no País e aumentar o potencial exportador da unidade, mas não há prazos definidos para isso acontecer. A unidade inaugurada em 2014, com investimentos que somaram R$ 1 bilhão, hoje monta os modelos das gamas Série 3, X1, X3 e X4 da BMW, em 11 versões. “Espero poder anunciar mais surpresas em breve”, disse Hofmann.
NOVOS PRODUTOS E TECNOLOGIAS
A aposta no aumento da eletrificação também no Brasil pode transmitir a falsa impressão que o grupo não dá mais importância aos seus apimentados modelos com motor a combustão. Longe disso – ao menos por enquanto. Entre os diversos automóveis “convencionais” planejados para chegar aqui em 2021, estão confirmados dois novos esportivos da linha M, o sedã M3 com estratosféricos 517 cavalos e o cupê duas-portas M2Cs com 444 cv.
Para além de produtos, também está programada a introdução de novas tecnologias. Os novos modelos elétricos BMW da série “i”, quando chegarem por aqui, já deverão estar preparados para se conectar à rede de comunicação 5G, muito mais rápida, que viabiliza o funcionamento de vários sistemas autônomos de condução.
Outra novidade para prevista para o ano que vem é a integração da assistente virtual da Amazon, a Alexa, nos sistemas de infoentretenimento dos carros BMW e Mini. Com isso, a bordo do automóvel será possível acessar a internet e pedir à Alexa para tocar músicas, solicitar orientações sobre endereços e informações diversas sobre quase tudo.
O grupo também pretende continuar a investir nos canais on-line de comunicação com clientes atuais e potenciais, que particularmente em 2020 conseguiram amenizar a queda nas vendas provocada pela pandemia e abriram novas oportunidades comerciais. Como exemplo bem-sucedido, a empresa destaca a loja inaugurada este ano no Instagram, onde 20% das interações foram convertidas em vendas. Novas ferramentas de relacionamento virtual estão sendo planejadas, incluindo agendamento de manutenções e atualização de sistemas dos carros via internet.