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Foton Aumark não desistiu de estabelecer a sua própria fábrica no Brasil

Estimativa do CEO Márcio Vita está atrelada ao ganho de volume de vendas de caminhões no País


SUELI REIS, AB

Ainda que o momento econômico seja desfavorável, a Foton Aumark garante que não desistiu de estabelecer a sua própria fábrica no Brasil. A empresa, importadora oficial da fabricante chinesa de caminhões Foton (Beiqi Foton Motor Group), espera concluir a construção de sua instalação no País em até dois anos. A afirmação foi feita pelo CEO da empresa, Márcio Vita, na quarta-feira, 2, durante o lançamento da linha de caminhões Aumark S para o mercado brasileiro.

Desde 2010, quando iniciou sua atuação por aqui com a importação dos veículos, a companhia planeja ter sua própria linha de produção. O local foi definido em 2013, um terreno na cidade de Guaíba (RS), mas o plano de construção foi adiado várias vezes por causa de crises e inviabilidade econômica no Brasil. Segundo Vita, a ideia inicial era estar atuando com a própria operação em meados da década passada, mas os planos foram paralisados por causa da forte crise que abalou o País a partir de 2014-2015.

Ele conta que apesar disso, continuou em constantes diálogos com os parceiros na China, que segundo o executivo, sempre demonstraram “clara e inequívoca confiança no Brasil”.

Se a fábrica própria da Foton no Brasil se tornar realidade, a Foton Aumark será a primeira subsidiária independente da marca chinesa – embora já seja considerada a quinta unidade industrial fora da China. A marca conta com unidades fabris na Tailândia, Vietnã e no Quênia, enquanto a unidade da Argélia está em fase de construção.

“Estamos na primeira fase em Guaíba; os estudos para a segunda fase, que começa no segundo semestre de 2021, já estão praticamente prontos. Devemos começar a implantação do crescimento dessa segunda fase no primeiro semestre do ano que vem e na medida em que a gente for introduzindo os caminhões e conseguir ganhar os volumes necessários, sem dúvida nenhuma, a gente termina a construção. Acreditamos que em torno de dois anos isso deve estar acontecendo”, afirmou o CEO da Foton no Brasil.

Ele completou dizendo que a empresa já está avaliando a possibilidade de produzir na nova fábrica os modelos leves e médios da linha Aumark S, que foram lançados nesta data no mercado brasileiro. O diretor industrial e de engenharia, Leandro Gedarken, reforça que uma grande vantagem para a Foton é ter no Brasil a presença de parceiros que já fornecem para a empresa na China, que é o caso de Cummins (motores), Wabco (sistemas de freio) e ZF (transmissão), por exemplo.

“Os demais itens da parte mecânica já foram estudados e estamos negociando com fornecedores. Inicialmente, esses veículos serão importados, numa fase seguinte começam a ser montados e para tal, precisamos que nossa área industrial esteja mais robusta”, indica Gedarken.

Atualmente, a Foton aluga uma área dentro da fábrica da Gefco em Guaíba (RS), próximo ao terreno onde quer erguer sua própria fábrica. A operação iniciou em abril deste ano e é a responsável por montar o modelo leve Minitruck de 3.5 toneladas em sistema de CKD, kits que são trazidos pré-montados da China.

De 2016 até o ano passado, a Foton montava seus caminhões em um espaço alugado na fábrica da Agrale, em Caxias do Sul (RS).

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