Foton traz para o Brasil sua nova linha de caminhões Aumark S
Automotive Business -
Nova linha irá ampliar presença da marca chinesa nas categorias de caminhões leves e médios
SUELI REIS, AB
A Foton está lançando no Brasil sua nova linha de caminhões Aumark S que amplia a presença da marca chinesa nas categorias de caminhões leves e médios. Os modelos Citytruck chegam em três versões que abrangem a faixa de 6 a 11 toneladas: o modelo Citytruck 6.5-15 estarão disponíveis na rede de concessionárias da marca ainda este ano. O modelo intermediário de 9 toneladas chega ao mercado brasileiro em 2021.
A princípio, os modelos serão importados da China, onde foram lançados em 2018. Dedicados a operações urbanas, os preços partem de R$ 177 mil para o Citytruck 6.5-15 e de R$ 199 mil para o Citytruck 11-16. Segundo a empresa, o modelo Citytruck 9-16 deve chegar com preço intermediário entre as duas faixas.
Segundo Eustáquio Siroli, diretor de desenvolvimento de produção, a meta da Foton é ser uma marca full liner no Brasil e atuar em todas as categorias de caminhões que existem no País.
"Com este lançamento, nossa previsão é alcançar 5% de market share em cada um dos segmentos que eles vão atuar, o que dá um volume total de vendas de 1,2 mil a 1,5 mil unidades no ano que vem", afirma Siroli
O executivo diz que a estratégia da Foton para ganhar mais espaço é começar a atuar numa faixa de produtos que ficou desassistida com a saída da Ford no mercado de caminhões: “Os modelos de 11 toneladas eram o carro-chefe da Ford e estamos trazendo nosso produto para cobrir este gap”, explica.
Todos os modelos da linha Aumark S vêm equipados com equipamentos bastante conhecidos do mercado brasileiro, como motores Cummins, sendo ISF 2.8 de 150 cv para a versão Citytruck 6.5-15, o ISF 3.8 de 156 cv para o Citytruck 11-16 e que também equipará o modelo 9-16.
A transmissão é ZF, sendo a 5S 368 para o caminhão mais leve e a transmissão 6S 500 para os demais. O freio a ar é da Wabco, que também fornece sistemas de segurança ativa (freios ABS e EBD) no Citytruck 6.5-15 e ABS nos 9-16 e 11-16, bem como DRL (Daytime Running Light) em led. Os veículos contam ainda com sistemas de injeção common rail e tecnologia SCR, de tratamento dos gases de escape.
FASE DE EXPANSÃO
Segundo Leandro Gedarken, diretor industrial e engenharia, o lançamento da linha Aumark S marca não só os 10 anos de presença da Foton no Brasil, mas também uma nova fase de expansão da marca no País. Considerando os três novos modelos, a empresa eleva para sete o número de modelos disponíveis no Brasil. Por aqui, a empresa já vende a linhe de comerciais leves Aumark C com os Minitruck 2.8 TM, 3.5-11 DT, 3.5-14 ST e 3.5-14 DT, dos quais .
Para o ano que vem, a companhia planeja trazer caminhões semi-pesados, modelos com faixa de maior capacidade e indicados para operações como concreto (betoneira), coleta de lixo e transporte de bebidas.
"A Foton tem um line-up completo e estamos estudando o que o Brasil precisa, adequando o produto que tem na China para atender a necessidade do mercado brasileiro", explica Gedarken.
Para ajudar a sustentar o plano de expansão da marca, Ricardo Mendonça de Barros, diretor de desenvolvimento de rede, acrescenta que a companhia vai aproveitar a expertise dos concessionários e grupos empresariais que trabalhavam com a Ford e agora fazem parte da rede Foton. Atualmente, a rede conta com 36 concessionárias espalhadas no País: deste total, 26 migraram da Ford no segundo semestre deste ano.
“Já estamos com negociações avançadas com outros grupos empresariais e o nosso objetivo é chegar a 100% [de cobertura territorial] em pouco tempo”, diz Mendonça de Barros.
O executivo acrescenta que com a expansão da rede, os concessionários decidiram criar em setembro deste ano a AbraFoton, associação brasileira dos concessionários Foton, que tem como principal objetivo apoiar o desenvolvimento e o fortalecimento da marca no Brasil.
“Os caminhões Foton possuem total similaridade com os produtos Ford, especialmente no conjunto powertrain formado por motor, câmbio, eixos, além de muitos outros componentes. Com isso, a rede está tranquila com o produto, pois não haverá necessidade de grandes investimentos em treinamentos técnicos. Estamos confiantes, pois a Foton traz ao Brasil uma família de veículos robustos com um conjunto motriz reconhecido, cabine moderna e excelente desempenho”, comneta Paulo Matias, presidente executivo da Abrafoton.