Mercado de implementos rodoviários pesados registra segundo mês consecutivo de alta nos volumes entregues

Balanço divulgado pela Anfir indica aumento de 2,6% acumulado de novembro sobre igual período do ano passado


REDAÇÃO AB

O segmento de implementos rodoviários pesados consolida o crescimento das vendas em 2020 ao registrar o segundo mês consecutivo de alta nos volumes entregues ao mercado nacional. Segundo balanço divulgado pela Anfir na quinta-feira, 3, os pesados encerraram o acumulado do ano até novembro com aumento de 2,6% sobre igual período do ano passado, ao emplacar 60 mil produtos.

No resultado do acumulado até outubro, o segmento já havia revertido a curva de queda ao entregar 0,76% a mais do que em iguais meses de 2019 (leia aqui).

“A retomada dos negócios em meio a recessão atual segue de forma gradual, mas firme”, analisa Norberto Fabris, presidente da Anfir.

Segundo a entidade que reúne as fabricantes do setor, o bom desempenho de setores como agronegócio, responsável por mais de 40% dos negócios no segmento pesado; além de construção civil, com a retomada de lançamentos residenciais e obras de infraestrutura; e transporte de remédios e alimentos têm exercido forte influência na recuperação da indústria. Para o presidente da Anfir, os sinais indicam que 2021 deverá continuar a ser um ano de retomada.

“A recessão em que nos encontramos deverá ser curta porque não é um choque desencadeado por grandes desequilíbrios. O apoio de políticas monetária e orçamentária foram e continuarão sendo decisivos para impulsionar a recuperação da economia”, comenta.

Por outro lado, o segmento de implementos leves (carrocerias sobre chassis) continua registrando queda, embora em níveis menores que o registrado em meses anteriores. De janeiro a novembro, as vendas somaram 48,8 mil, retração de 6,7% sobre iguais meses do ano passado, quando o setor licenciou 52 mil unidades.

Publicidade