Fenabrave aponta queda na comparação anual do mercado de veículos usados
Automotive Business -
Vendas recuaram 17% até novembro na comparação com iguais meses de 2019
As vendas de veículos usados recuaram 17% até novembro na comparação com iguais meses de 2019, segundo balanço divulgado pela Fenabrave, que reúne o setor de distribuição e concessionárias. Nos onze meses completos de 2020, as transferências somaram 8,57 milhões de unidades, considerando automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. No ano passado, em mesmo período, o volume de veículos que trocaram de dono superou os 10,3 milhões.
Todos os segmentos apresentaram queda nos volumes de vendas no acumulado do ano, sendo o pior índice registrado no segmento leve, que inclui automóveis e utilitários. De janeiro a novembro, foram registradas pouco mais de 8,24 milhões de transferências, 17,4% abaixo das 9,99 milhões de um ano antes.
Nos pesados, que consideram caminhões e ônibus, a queda foi de 14,5%, passando de 382,9 mil para 325,7 mil unidades neste ano.
Na média, segundo a Fenabrave, para cada veículo leve novo emplacado entre janeiro e novembro deste ano, o mercado de usados movimentou 4,9 leves e 3,6 pesados.
Por outro lado, no comparativo mensal, há um dado positivo: as vendas de novembro de 2020 foram maiores que as de igual mês do ano passado para todos os segmentos, exceto ônibus. O total de transferências cresceu 13,7% para automóveis, 18,4% para comerciais leves utilitários e 10% para caminhões. Os ônibus tiveram queda de 25,6% no mês, uma vez que a categoria é a mais impactada com as medidas de isolamento e distanciamento físico adotadas com a pandemia.
No mercado de motos usadas, as vendas do acumulado de onze meses também caíram na ordem de 10,3% com relação a 2019, mas cresceu 22% em novembro contra mesmo mês do ano passado.