Volvo Cars anuncia investimento de R$ 423 milhões na modernização de sua fábrica na Suécia
Automotive Business -
Planta onde foi feito o primeiro motor da marca, em 1927, será modernizada para fabricar conjuntos elétricos
REDAÇÃO AB
A Volvo Cars anunciou que vai investir R$ 423 milhões (700 milhões de coroas suecas) na modernização de sua fábrica de Skövde, na Suécia. Trata-se da unidade onde foi produzido o primeiro motor a combustão usado pela marca, em 1927, e que vai fabricar propulsores elétricos. A ideia é que até meados da década a planta esteja produzindo e montando todo o conjunto motriz (incluindo transmissão).
Com esse investimento, a montadora dá os primeiros passos concretos no sentido de montar e produzir seus próprios motores elétricos, seguindo o planejamento anunciado no início deste ano. O desenvolvimento interno dos propulsores elétricos vai permitir que os engenheiros consigam obter mais vantagens em termos de eficiência e desempenho dos novos conjuntos motrizes.
O projeto e o desenvolvimento dos motores elétricos da Volvo Cars são feitos em Gotemburgo, na Suécia, e em Xangai, na China, onde a empresa inaugurou um laboratório específico para esses propulsores. A montadora conta ainda com instalações para pesquisas de baterias de última geração na China e na Suécia. A Volvo Cars trabalha para que metade de suas vendas globais seja de carros totalmente elétricos até 2025, com o restante de híbridos.
A produção de motores a combustão, que ocorria na fábrica de Skövde, será transferida para uma empresa subsidiária da Volvo Cars, a Powertrain Engineering Sweden (PES), que, futuramente, deve ser absorvida pela divisão de motores convencionais da chinesa Geely, controladora da Volvo.