FCA lança sua nova empresa de mobilidade para locação de veículos Fiat e Jeep
Automotive Business -
Denominada Flua, empresa vai alugar somente veículos zero-quilômetro e projeto piloto começa em 15 de janeiro
PEDRO KUTNEY, AB
Já virou tendência: mais uma fabricante veículos vai começar a alugar carros zero-quilômetro diretamente ao consumidor, nos chamados contratos de assinatura. Desta vez a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) anunciou a criação da Flua, nova “empresa de mobilidade” (eufemismo da moda que vem sendo usado para evitar o termo locadora) que irá oferecer planos de locação de um a três anos para a maioria dos veículos Fiat e Jeep à venda no País.
O projeto piloto com duração de seis meses começa em 15 de janeiro próximo em 32 concessionárias Fiat, 24 delas localizadas de seis cidades de São Paulo (incluindo a capital) e quatro em Curitiba (PR), enquanto a Jeep por enquanto vai oferecer o serviço em oito lojas da rede apenas na capital paulista. Mas se quiser o cliente só precisa ir à revenda para retirar o carro, pois o negócio pode ser fechado integralmente por meio de um aplicativo onde se escolhe o modelo, cor, opcionais, pacote de quilometragem (franquia de 1 mil, 2 mil ou 3 mil quilômetros/mês) e prazo de locação (12, 24 ou 36 meses). Depois de preencher e aprovar o cadastro, basta escolher a concessionária e assinar o contrato por e-mail.
A Flua vai alugar somente veículos zero-quilômetro Jeep e Fiat escolhidos e configurados pelo assinante (veja os modelos e versões disponíveis mais abaixo), que ficará sabendo o tempo de espera pelo carro na assinatura do contrato – e depois poderá acompanhar no aplicativo o progresso da produção até a entrega. O prazo varia de acordo com o veículo escolhido e sua configuração, mas pode ser mais curto se já estiver disponível no estoque. Os valores mensais incluem a assinatura, seguro, documentação, assistência 24 horas e manutenções, que poderão ser feitas nas 198 concessionárias Jeep e 515 Fiat no País. Os preços só serão divulgados em janeiro quando o serviço entra em operação.
A nova empresa do Grupo FCA será a proprietária de todos os veículos locados na plataforma, mas também não terá estoques, uma vez que o carro é produzido sob encomenda. Se quiser, o cliente poderá adquirir o automóvel pelo valor de mercado ao fim do contrato. Se desistir e devolver antes do prazo final escolhido, será cobrada multa equivalente a 50% das parcelas restantes.
FOCO NOS CLIENTES QUE NÃO QUEREM COMPRAR CARRO ZERO
Segundo Fábio Siracusa, diretor da Flua, a plataforma de assinatura já nasce com estrutura completa e o projeto piloto será usado para apurar na prática a receptividade do público, para então definir volumes e traçar planos de expansão. A intenção é no horizonte de cerca de um ano ampliar a oferta de assinatura para toda a rede Jeep e Fiat no País. “É um produto plug & play, a adesão é simples, o concessionário vende e dá assistência ao assinante, não precisa ter estoque ou faturar o carro, que só será produzido após o pedido, e ao fim do contrato terá preferência para revender o usado”, explica.
"Desenhamos o serviço de assinatrura da Flua após três anos de estudos de mercado e tendências de mobilidade. O objetivo é atrair o consumidor que não pensava mais em comprar um carro zero, porque preferia usar transporte público ou aplicativos, ter um usado mais em conta ou alugar um veículos quando fosse necessário. Agora temos um produto para atrair esse cliente à concessionária", destaca Fábio Siracusa.
A ideia, enfatiza o executivo, é atrair um novo cliente e adicionar um novo canal de faturamento à concessionária, sem competir com aqueles que compra veículos novos. Embora na prática seja um serviço de locação, Siracusa avalia que a Flua não irá concorrer com as locadoras tradicionais, “porque oferecemos um tipo de serviço que elas não costumam oferecer”.
As pesquisas realizadas antes do lançamento da Flua identificaram cinco tipos básicos de clientes de carros por assinatura: jovens ligados em tecnologia que querem experimentar um novo automóvel sem tomar o risco da revenda; profissionais liberais (como médicos e advogados) sem tempo para burocracias da compra e venda ou manutenção; pequenos empresários que precisam do carro no negócio mas não querem comprometer capital com isso; financistas que fazem contas e enxergam a depreciação do veículo como “perda de dinheiro”; e por fim as pessoas que passaram a se preocupar com sua saúde com a pandemia e não querem mais usar transporte público para reduzir o risco de contágio.
“Em resumo, são pessoas que não têm mais apego à posse de um carro, mas precisam da mobilidade que ele proporciona, querem portanto um serviço com praticidade, agilidade e confiança, sem complicações”, diz Siracusa. Nesse sentido, também está nos planos a ampliação da oferta de serviços oferecidos pelo aplicativo da Flua, que no lançamento já contempla assistência 24 horas para o veículo e residencial, pedidos de manutenção preventiva e corretiva, consultas de cadastro e contratos.
MODELOS E VERSÕES DISPONÍVEIS PARA ASSINATURA NA FLUA
• Fiat:
Argo (Drive 1.0 e Trekking 1.3); Nova Strada (Freedom 1.3, Endurance 1.3, Volcano 1.3); Toro (Freedom 1.8 e Ultra 2.0); Cronos (Drive 1.3 e Precision 1.8); Grand Siena (Attractive); Doblò (Essence 1.8); Fiorino (Hard Working 1.4); Ducato (Maxicargo)
• Jeep:
Renegade (Longitude); Compass (Longitude, Limited Diesel e Trailhawk Diesel)