Veículos Volvo já saem de fábrica com o módulo de comunicação e empresa supera os 100 mil veículos conectados
Automotive Business -
Caminhões, ônibus e máquinas de construção saem de fábrica com módulo de comunicação
REDAÇÃO AB
O Grupo Volvo superou os 100 mil veículos conectados na América Latina, considerando todos os modelos que saem de fábrica com o módulo de comunicação, como caminhões, ônibus, máquinas e equipamentos de construção. Por meio do componente, é possível coletar dados do veículo e prever quando será necessário fazer uma manutenção preventiva, por exemplo.
“É um marco importante para a Volvo, que foi pioneira nesta área, trazendo muitos avanços para todo o setor. Usando as informações coletadas, basicamente conseguimos criar serviços e soluções que fazem o mundo de transporte mais seguro e eficiente”, afirma Deise Kindinger, gerente de conectividade da Volvo na América Latina.
Em todo o mundo, a companhia contabiliza mais de 1,1 milhão de veículos conectados.
Além da telemetria permitir programar antecipadamente a manutenção dos veículos nas concessionárias, o sistema também oferece diferentes recursos para cada necessidade ou operação, por exemplo, controle de velocidade para ônibus, ligação por voz das cabine dos caminhões na qual o sistema envia os dados e registros de falha para um diagnóstico remoto e o sistema de gerenciamento de frotas de caminhões Dynafleet, que utiliza a conectividade para monitorar e acompanhar de forma individual a condução de cada motorista. Com isso, a ferramenta aponta quais são os pontos de melhoria para uma direção mais segura e econômica e reduzindo o desgaste dos veículos.