Grupo Sabin se destacam pelas iniciativas positivas e pelos investimentos em modelos de negócios mais sustentáveis
Revista Fator Brasil -
Universo corporativo global se rende à relevância das práticas em favor das atuais e futuras gerações
Reduzir impactos ambientais, investir em práticas de sustentabilidade ambiental e social, além de fomentar uma governança corporativa que influencia um contexto empresarial mais positivo. Essas são algumas práticas que figuram no topo do ranking das pautas prioritárias das empresas globais neste início de ano.
No centro das preocupações de projetos e ações dos mais diversos portes, o conceito de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança Corporativa), virou tendência mundial e incentiva lideranças a repensarem nos impactos de suas atividades econômicas. Nos Estados Unidos, por exemplo, nos últimos três anos os investimentos feitos em fundos de empresas adequadas às normas do ESG quadruplicaram - e hoje representa 20% do total, segundo o mais recente estudo publicado pela Exame Academy. Aqui no Brasil, de acordo com o levantamento esta tendência começou a ganhar força no final do ano passado e promete ser um dos grandes diferenciais no mercado nacional em 2021.
De olho nessas mudanças, empresas repensam suas estratégias e apostam em iniciativas que transformam seus modelos de negócios em favor de um planeta mais ‘verde’ e sustentável no cenário pós pandemia. Inspirando uma análise mais criteriosa sobre as marcas que realmente adotam programas de responsabilidade corporativa e mantem uma conduta socialmente responsável, o ESG ganhou ainda mais visibilidade com a Covid-19. No Brasil, a tendência ganhou força recentemente, mas há cases de sucesso de empresas que já têm esse compromisso, como o Grupo Sabin, que implantou em 2013 seu modelo de governança corporativa, responsável pelas diretrizes estratégicas para a alta gestão.
A trajetória de crescimento sustentável do Grupo, que além da expansão orgânica, contou com 27 aquisições nos últimos 9 anos, permitiu que o alcance de mais de 5 milhões de clientes atendidos e presença em 13 estados da federação. Nesse período a empresa investiu na diversificação de seu portfólio de negócios além de análises clínicas, passando a atuar na áreas de imunização, diagnóstico por imagem, check up executivo. O Sabin também investiu na participação de empresas na área de atenção primária à saúde, gestão de saúde e saúde digital. Referência em medicina diagnóstica, há 5 anos consecutivos, o Grupo Sabin recebe a declaração de cumprimento da norma ISO 31000 de gestão de riscos.
A empresa também está engajada na Agenda Universal, proposta pela ONU, por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, do compromisso dos princípios da ONU Mulheres, além de ser signatário do Pacto Global. — Somos uma empresa reconhecida pelas práticas sustentáveis em favor da qualidade de vida das futuras gerações. Além dos Selo Leed - Leadership in Energy and Environmental Design na categoria Gold, recebemos o Certificado de Uso de Energia Renovável 2020, que destaca a nossa atuação aqui no edifício sede, em Brasília, onde a energia elétrica consumida é produzida por fontes geradoras renováveis e incentivadas, prática que contribui para a redução da emissão dos gases de efeito estufa, além de uma economia significativa de consumo — explica a presidente do Grupo, Lídia Abdalla.
O Sabin investe também em programas voltados para a conservação do meio ambiente como contratação de fornecedores engajados com logística reversa e com TI Verde. — Na empresa, cada estação de trabalho locada uma árvore é plantada. Há ainda ações dedicadas à reciclagem de lixo eletrônico. Está na essência do Sabin esse olhar atento ao todo. Sabemos que há reflexos de nossas ações hoje e por isso não medimos esforços para implementar de forma continua políticas mais sustentáveis. Estamos plantando hoje para um futuro mais verde às próximas gerações — destaca Lídia.
Grupo Sabin: há mais de 15 anos investindo em responsabilidade e inovação social — Pertinente, atual e urgente, crescimento sustentável também é uma preocupação que permeia o ecossistema das organizações sociais e é, por meio do Instituto Sabin, que o Grupo Sabin investe continuamente em programas que fortalecem e aceleram as OSC’s brasileiras. Criado há 15 anos, o Instituto coordena ações e projetos de responsabilidade e inovação social da empresa. Com atuação em diversos segmentos temáticos, a instituição soma resultados importantes na construção de um novo futuro.
São mais de 290 organizações sociais atendidas, impactando diretamente mais de 1 milhão de pessoas em todo o país, resultado de um investimento de mais de R? 47 milhões.