Publicidade

Ken Ramirez foi nomeado presidente e CEO da Hyundai no Brasil e América do Sul e Central

Ken Ramirez, que atuava no Grupo PSA na Europa, substitui Eduardo Jin que retornou à Coreia


REDAÇÃO AB

A Hyundai surpreendeu ao anunciar repentinamente na terça-feira, 5, a troca de comando da empresa no Brasil e América do Sul e Central. Ken Ramirez foi nomeado presidente e CEO da fabricante na região. Ele substitui com efeito imediato Eduardo Jin, que desde junho de 2018 estava no cargo e, segundo informou a montadora, retornou à Coreia do Sul, sede da companhia, “onde assumirá outras funções”.

Ainda segundo comunicado oficial da Hyundai, Ramirez irá se reportar diretamente a José Muñoz, chefe de operações globais (COO) e da região Américas. Ainda não se sabe onde o executivo será sediado, a companhia apenas informa enigmaticamente que “ele inicialmente ficará baseado fora dos Estados Unidos”. Todos os últimos três presidentes que a Hyundai teve para comandar a operação no Brasil e América do Sul e Central ficavam no escritório da empresa em São Paulo e também davam expedientes regulares na fábrica de Piracicaba (SP), inaugurada em 2021 e única da Hyundai na região.

Bacharel em Engenharia Elétrica formado pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA), Ramirez tem mais de 30 ano de atuação em diversos fabricantes de veículos. Até o ano passado ele era vice-presidente sênior de vendas e marketing da Peugeot (Grupo PSA) na Europa. Antes disso, teve longa carreira na Aliança Renault-Nissan, onde ingressou em 2002 e mais recentemente atuou como vice-presidente sênior de vendas e marketing da Nissan Europa. Também foi diretor-executivo da Nissan América Latina e Caribe e diretor-executivo da Renault no Reino Unido.

“A vasta experiência internacional de Ken na Europa, nos Estados Unidos, no Japão, no México e na América Latina o torna o líder perfeito para expandir nossos negócios nos importantes mercados das Américas Central e do Sul”, afirmou José Muñoz em nota. “Ele tem um histórico impressionante de obter o melhor de suas equipes e proporcionar um crescimento lucrativo e sustentável. Neste momento em que a Hyundai embarca na transição para ser um provedor de soluções de mobilidade global, Ken será parte integrante de nossa equipe de liderança regional”, acrescentou.

“A Hyundai tem uma base sólida nas Américas Central e do Sul, estou ansioso para ajudar os negócios a crescerem ainda mais”, diz Ramirez. “Admiro a trajetória, o portfólio de produtos, os investimentos significativos em tecnologia e a visão da Hyundai. Estou honrado em liderar a marca e animado com seu enorme potencial na região.”

Publicidade