Mercedes-Benz GenH2 Truck movido a hidrogênio deve começar a ser testado por clientes em 2023
Automotive Business -
Empresa se uniu à Iveco, Shell, Volvo e OMV para ajudar a zerar emissão de carbono no setor de caminhões na Europa
REDAÇÃO AB
A Daimler Truck anunciou a sua entrada na iniciativa H2Accelerate, associação com a Iveco, o Grupo Volvo e as petroleiras OMV e Shell, com o objetivo de ampliar e acelerar o uso do hidrogênio nos veículos de transporte de cargas na Europa. Os envolvidos acreditam que o gás é o combustível essencial para gerar energia elétrica em células de combustível e assim permitir o desenvolvimento de caminhões elétricos para eliminar as emissões de carbono no setor.
“As empresas participantes da iniciativa H2Accelerate concordam que os caminhões elétricos movidos a hidrogênio serão a chave para permitir que o transporte livre de CO2 no futuro”, declarou Martin Daum, CEO da Daimler Truck e membro do conselho de administração da Daimler AG. “Esta parceria sem precedentes é um marco importante para impulsionar as condições estruturais corretas para o estabelecimento de um mercado em massa para caminhões baseados em hidrogênio; é também uma chamada à ação para os governantes, demais envolvidos e a sociedade como um todo”, acrescentou.
Os integrantes da iniciativa acreditam que os investimentos sincronizados em todo o setor durante a década de 2020 vão gerar condições para a introdução de um mercado em massa de transporte rodoviário abastecido com hidrogênio, item fundamental para que os países europeus consigam atender o ambicioso objetivo de zerar as emissões até 2050. Além disso, uma nova frota de caminhões que utilizam hidrogênio também vai criar novas indústrias e gerar mais empregos.
O apoio do setor público, contudo, será fundamental, e os integrantes da H2Accelerate esperam trabalhar em conjunto com os governos na busca de financiamento para os projetos pré-comerciais na primeira fase do lançamento – que prevê a produção de centenas de caminhões e a instalação de mais de vinte postos de abastecimento em locais selecionados. Já na segunda fase, com cobertura em toda a Europa, a previsão é de que mais de 10 mil veículos estejam rodando pelo continente, com postos de alta capacidade e confiabilidade instalados nos principais corredores do Velho Mundo.