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Volvo lidera o ranking de vendas de caminhões no País

Modelo teve 5.870 unidades emplacadas no ano passado; é a oitava vez em 12 anos que o FH lidera o ranking


REDAÇÃO AB

O Volvo FH foi o caminhão mais vendido em 2020 no Brasil, de acordo com levantamento da Fenabrave, que reúne o setor de distribuição e concessionárias. O modelo FH 540 cv atingiu 5.870 unidades emplacadas de janeiro a dezembro do ano passado, enquanto a versão FH 460 cv ficou na vice-liderança de pesados, com 3.936 unidades vendidas.

Com este resultado, o modelo lidera o ranking de caminhões no País pela oitava vez em 12 anos.

“Este resultado mostra novamente a grande preferência que o mercado nacional tem pelo FH, um caminhão que se consolidou como a melhor opção em transporte comercial”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo. “Há anos estamos sempre nas primeiras posições em emplacamentos. É a prova de que o transportador brasileiro é extremamente profissional e escolhe o FH por causa de seus atributos de grande disponibilidade e robustez, alto grau de tecnologia embarcada e baixo consumo de combustível”, diz o executivo.

Segundo a Volvo, o FH cresceu ainda mais no mercado brasileiro com a introdução recente de novas tecnologias, incluindo avanços da aceleração inteligente, que tornaram o veículo até 10% mais econômico: o sistema identifica a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma precisa para reduzir o consumo.

Outra novidade foram os entre-eixos de 3.500 mm, de série no FH 460 4x2 e 6x2, que passaram a ser oferecidos também acompanhados de defletores laterais para melhor aerodinâmica entre o cavalo mecânico e a carreta, proporcionando menor consumo de combustível.

A caixa de câmbio I-Shift em sua última versão também é um dos atributos do modelo, que melhora as trocas de marcha e elimina variações na condução dos veículos que têm caixa manual, provocadas pelo cansaço do motorista ou outras variáveis. Em conjunto com o I-See, recurso que usa a conectividade GPS para identificar a topografia da estrada, a I-Shift antecipa as trocas de marcha de acordo com os aclives e declives, elevando segurança e economia.

Em termos de segurança, o caminhão FH traz como recursos o piloto automático com frenagem automática de emergência (ACC2), controle eletrônico de estabilidade (ESP), monitoramento da faixa de rodagem (LKS) e detector de atenção do motorista (DAS) entre outros.

“Temos relatos de transportadores que atestam a contribuição efetiva desses recursos para evitar acidentes. O FH foi pioneiro e continua à frente em segurança ativa e passiva”, assegura Cavalcanti.

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